Requerimento pede ao Governo do Estado esclarecimentos sobre serviços da Copel e Sanepar

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/03/2022 13h50

As constantes reclamações por parte da população de Foz a respeito de quedas e oscilações da energia elétrica, bem como interrupções no abastecimento de água, motivaram o requerimento (220/2021), de autoria dos vereadores: Ney Patrício, Cabo Cassol, Galhardo, Kalito Stoeckl, Rogério Quadros. Os parlamentares solicitam a convocação do Coordenador do Núcleo Regional de Governo de Foz do Iguaçu, Marcio de Azevedo Moreira para prestar esclarecimentos sobre interrupções no fornecimento de energia elétrica e água no município. O requerimento foi aprovado na sessão desta sexta-feira (11) e data do comparecimento ainda deve ser agendada.

O vereador Rogério Quadros (PTB) trouxe o assunto ao debate: “Esse assunto é recorrente aqui na Casa. Queremos saber o que está acontecendo. O que mais me chama atenção é que a cada chuva forte uma região da cidade fica sem energia. Precisamos saber o está faltando para repassar as informações às pessoas. Quem nos procura são pessoas simples, que têm um comércio pequeno, um freezer e aí fica sem energia e os produtos estragam”.

“Temos recebido inúmeros pedidos de problemas em relação a quedas constantes de energia. Ruas escuras por conta desse problema de expansão. Então quero trazer a importância desse requerimento. O serviço não está sendo prestado a contento. Precisamos tomar as rédeas da situação”, disse o vereador Galhardo (Republicanos).

O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD) comentou a prestação do serviço e deu uma sugestão: “as duas empresas, Copel e Sanepar, não têm apresentado um serviço a contento. Toda hora precisamos fazer requerimento e as respostas são evasivas. Quero propor a eles um canal direto para atendimento dessa Casa de Leis”.

Outra informação cobrada pelo requerimento foi o detalhamento das ações já realizadas de saneamento e ampliação da rede de esgoto, considerando manutenção das redes habilitadas.

O requerimento foi aprovado pelos pares e enviado para as autoridades competentes para comparecimento ao Legislativo em data posteriormente agendada.

Banco de armação de óculos vai à sanção do Prefeito

Um projeto de lei (167/2021) de autoria dos vereadores Adnan El Sayed (PSD) e Kalito (PSD), que cria um banco de armação de óculos no município recebeu aprovação plenária. A ideia é, por meio do fornecimento gratuito de armações, atender crianças que as famílias não têm condições de adquirir.

A proposta é que as doações possam ser feitas, à secretaria de saúde, por qualquer pessoa ou por empresas. O projeto também prevê parceria com óticas da cidade, para desconto aos beneficiados na venda de lentes de grau.

Segundo a justificativa da matéria, o objetivo é atuar em caráter preventivo e social, no qual a população menos favorecida poderá adquirir armação de óculos proveniente de doação. Desta maneira, quem possui óculos que não está sendo utilizado pode fazer a doação.

Aprovado em dois turnos nesta sexta (11), o projeto agora aguarda sanção do Executivo.