Sancionada lei do vereador Brayner pelo debate e melhorias na segurança pública de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/09/2019 10h16
Sociedade poderá participar de discussões decisivas acerca da segurança pública no município

O projeto de lei do vereador Jeferson Brayner (Republicanos) que institui em Foz do Iguaçu a Semana Municipal de Segurança Pública foi sancionado pelo prefeito Chico Brasileiro e agora é a lei 4.778/2019. O vereador teve a iniciativa com o propósito de criar em lei um período específico como foro de debates e definição de medidas concretas para melhorias na segurança pública. A proposta é para promover discussões envolvendo a segurança pública durante toda a primeira semana do mês de julho.

Na opinião do vereador, com a lei sancionada, cidadãos, autoridades e entidades poderão reunir-se para desenvolver aprimoramentos, novas políticas públicas e debates acerca de quais táticas poderão ser usadas para diminuir os índices de criminalidade e vulnerabilidade em Foz. “É de extrema relevância a participação da população em discussões que definirão decisões importantes em sua esfera social. Por isso estamos criando esse período de debates com instituições como igrejas, faculdades, escolas, associações de bairros e movimentos populares”, anunciou Jeferson Brayner.

Incentivo para a cultura da paz

Os alunos e demais pessoas poderão sugerir medidas a serem adotadas para a luta contra a violência, assim como apresentarem suas opiniões. Nas escolas, em especial, a incorporação dessa semana visa reforçar práticas que promovam a segurança por meio de atividades e trabalhos que possam disseminar a cultura da paz e a responsabilidade social entre os jovens.

Junto aos agentes de segurança, regras e condutas previstas na legislação de cada órgão público poderão ser apresentadas, além de promover nesses encontros o esclarecimento à população sobre as funções desempenhadas pelos agentes de segurança em nível municipal, estadual e federal.

Empenho de todos

O vereador Jeferson Brayner destacou que a sanção dessa lei representa a preocupação e o empenho na melhoria da segurança pública. “É preciso envolvermos cada vez mais a sociedade como um todo na discussão que se refere a segurança pública. A população é detentora de conhecimento da realidade do bairro em que mora ou do local onde trabalha e isso é de suma importância no planejamento dos trabalhos e investimentos nessa área”, argumentou.
Segundo Brayner, a semana dedicada a esse assunto é apenas uma intensificação do trabalho e divulgação. “É necessário que o trabalho seja contínuo durante todos os meses do ano. Dessa forma, estaremos melhorando gradativamente e de maneira sólida a segurança pública no Município”, concluiu.

Texto: Maria Fernanda Setti com supervisão de Elson Marques

registrado em: ,