Saúde e mobilidade urbana aparecem como principais reclamações dos iguaçuenses

por Alanis Cavalheiro última modificação 01/11/2023 12h17
Requerimentos apresentados pelos vereadores em outubro apontam as principais demandas da comunidade
Saúde e mobilidade urbana aparecem como principais reclamações dos iguaçuenses

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Saúde, mobilidade urbana e cobranças ao Poder Executivo sobre emendas impositivas são os temas principais dos 61 requerimentos apresentados pelos vereadores de Foz do Iguaçu no mês de outubro. As demandas abordadas refletem as reclamações da população, sendo a maior parte (40%) na área da saúde.

Saúde

Como nos últimos meses, o setor de saúde segue como o maior índice de reclamações e reivindicações da comunidade. A cada dez requerimentos, três referem-se a assuntos como atendimento nas unidades de saúde, fila de espera nas especialidades e demora em exames e cirurgias eletivas.

O vereador Galhardo (Republicanos) fez uma série de requerimentos solicitando informações sobre falecimentos ocorridos em hospitais, assim como fila de esperas para cirurgias eletivas. Nesse mesmo sentido, o vereador Kalito Stoeckl (PSD) também questionou sobre exames de pacientes, além de cobrar informações sobre remanejamento de pacientes dos bairros Curitibano e Ipê para a UBS Cidade Nova.

Os vereadores João Morales (União Brasil) e Cabo Cassol (Podemos) questionaram ao Poder Executivo sobre estudos e medidas acerca do pico sazonal de dengue no município; a reforma da UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi; atendimentos com endocrinologistas; e sobre a Fundação Municipal de Saúde.

Mobilidade Urbana e obras

Tratando da mobilidade urbana, os vereadores Alex Meyer (Progressistas), Galhardo, e Kalito requereram informações sobre melhorias nas sinalizações em cruzamentos, trocas de preferenciais, qualidade das pavimentações poliédricas e contratos de obras de pavimentação em ruas e bairros do município. Edivaldo Alcântara (PTB) questionou sobre a perspectiva de construção no término da rua Airton Moreira.

Prestação de contas de empréstimos

Obras inacabadas também foram questionadas por meio de requerimentos. Cabo Casssol (Podemos) pediu informações sobre a aplicação dos recursos provenientes de um empréstimo autorizado pela Câmara, questionando porquê as obras da avenida Carlos Gomes não foram concretizadas. Alex Meyer (PP) questionou sobre estudos quanto a construção de uma ponte entre a rua Boto e a rua Carlos Cavalcante Neto, ligando o Profilurb II e Vila Adriana, no Porto Meira.

Emendas Impositivas

Como meio de fiscalizar a execução de emendas impositivas e prestar contas para a população iguaçuense, o vereador Cabo Cassol pediu informações sobre as emendas n° 153, 163, 164/2021 e n° 140/2023. As proposições referem-se à manutenção geral dos serviços da assistência especializada; demandas da Escola Municipal Ceres de Ferrante; aquisição de equipamentos para a Escola João da Costa Viana; e demanda dos moradores da região da AKLP.

Kalito Stoeckl também questionou sobre a emenda n° 130/2021 que trata de auxílio ao Grupo de Escoteiros Guairacá para reforma e estrutura.

Demais requerimentos

Dentre diversas demandas da comunidade, foram protocolados requerimentos que tratam de assuntos amplos. Dentre eles, questionamentos sobre o quadro de servidores em teletrabalho; prestações de contas de contratos; orçamento anual do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – Fozhabita; Planejamentos das festividades de Natal; concurso dos agentes comunitários de saúde; danos ao patrimônio público; criação de comissão para tratar da região do Arroio Dourado; reforma na escola municipal Acácio Pedroso; planos para as áreas técnicas do Jardim Santiago e Loteamento Jequitibá; Programa Itaipu Mais Energia; Programa Aluguel Social, entre outros.