Saúde é tema principal entre requerimentos apresentados pelos vereadores

por mariaeduarda — última modificação 20/02/2020 11h37
Vereadora Inês Weizemann priorizou as informações referentes ao atendimento à população

Na sessão ordinária desta terça-feira (18), os vereadores apresentaram requerimentos de grande interesse da população de Foz do Iguaçu, principalmente na área da saúde. Seis requerimentos são da vereadora Inês Weizemann (PSD), solicitando, dentre outros temas, informações acerca do atendimento de pacientes prioritários; fila de espera para consultas; cirurgias; e informações sobre o atraso no pagamento de horas-extras aos servidores da saúde. O vereador e Líder do Governo, Edson Narizão (PTB), se comprometeu a levar os casos ao Prefeito.

Obras no CAPS III estão sendo depredadas

O vereador Elizeu Liberato (PL), solicitou informações sobre a retomada das obras da nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS III, localizada na Rua nº 01,723, Loteamento Jardim Polo Centro, bem como as medidas que estão sendo tomadas a fim de evitar a deterioração do imóvel, em razão do estado de abandono que se encontra.

Critérios para casos de urgência

A vereadora Inês Weizemann (PSD), requereu informações relativas as prioridades prescritas pelos especialistas da saúde municipal, para os atendimentos de urgência. De acordo com as informações recebidas por pacientes, a classificação como prioridade, para atendimento de casos mais urgentes, não está sendo respeitada mesmo com a indicação dos especialistas, prolongando o tempo de espera para o tratamento. 

“Eles estão confundindo prioridade com urgência e emergência, e essas duas coisas são completamente diferentes” afirmou Inês.  A vereadora explicou que prioridade é quando o médico entende que aquele paciente tem que ser urgentemente avaliado por um especialista. Já o atendimento de urgência e emergência é quando a pessoa vai até a UPA e tem atendimento imediato, em certos casos, precisando ser encaminhada ao Hospital.

Atendimento de otorrino

A vereadora Inês solicitou informações relativas às cirurgias realizadas pelos otorrinolaringologistas no município; a quantidade de pacientes na fila de espera; e o motivo da demora na realização dos procedimentos. O pedido da vereadora se dá em razão de um caso, em que uma criança passou por uma consulta após quatro meses de espera, e há quase um ano aguarda pela cirurgia de retirada de um corpo estranho que está alojado em um dos ouvidos, provocando fortes dores e já apresentando secreção fétida.

“Esse requerimento representa a luta por uma saúde melhor para nossa população. Eu encaminhei a documentação ao Diretor do Hospital Municipal. Minha esperança é que seja tomada uma providência por parte deles, por que pela Secretaria de Saúde, infelizmente a esperança é pouca, de que seja resolvida” concluiu Inês.

O vereador Rudinei de Moura (Patriota), participou da discussão, e mostrou indignação, ressaltando que há muito tempo essas situações ocorrem em nosso município. Ele ainda se mostrou favorável a vereadora, e fez um apelo ao Líder do Governo, para que levasse os casos ao Prefeito.

O Presidente da Casa de Leis, Beni Rodrigues (PSB), afirmou que a saúde está sempre em destaque nas discussões por conta de sua falta de estrutura em relação ao atendimento à população. Beni ainda falou sobre as constantes reclamações que recebe dos usuários da Sistema Único de Saúde. “Todo dia eu recebo mensagem de reclamação, foto de gente doente que não recebe atendimento. Não tem como aguentar essa situação”, apontou Beni.

O vereador e Líder do Governo, Edson Narizão (PTB), se comprometeu a levar os casos ao Prefeito.

Atendimento de órteses e próteses

A vereadora Inês também requereu informações sobre como será feito o atendimento à demanda reprimida dos pacientes com problemas de mobilidade, que necessitam de equipamentos de reabilitação, como cadeiras de rodas, muletas e andadores, cedidos pela rede pública de saúde.

Em dezembro de 2018, o contrato com a prestadora do serviço foi encerrado, e somente agora um novo contrato está sendo firmado. Por isso, Inês busca saber quantos pacientes estão na fila, quantos serão atendidos mensalmente e qual o prazo para zerar a fila de espera.

Atraso no pagamento de horas-plantão e hora-extra na saúde

A vereadora Inês Weizemann (PSD), requereu do Prefeito Municipal, informações relativas ao pagamento das horas-plantão e das horas-extras aos servidores que trabalham na rede de urgência e emergência do município. Cobrou uma previsão para o pagamento dos atrasados, além dos dados sobre o número de servidores nesta situação, e se o pagamento já ocorreu para alguns deles. A vereadora deseja saber qual foi o critério adotado para determinar quem receberia ou não.

De acordo com os servidores, o atraso está acontecendo desde outubro do ano passado, sem que o motivo tivesse sido apresentado a eles. Portanto, a vereadora solicita respostas sobre o caso, que necessita de uma solução imediata.

Prevenções contra a Dengue

A vereadora Inês solicitou informações relativas as medidas de prevenção à dengue que estão sendo tomadas na região da “Casa Paraguaia”, no Bairro Ipê, assim como se já foi aplicada alguma notificação ou multa ao proprietário do imóvel e as medidas que podem ser tomadas pelo município para garantir a limpeza do local.

Segundo informações dos moradores da região, o local está em total abandono, com mato alto, muito lixo acumulado e uma piscina, com água suja parada. A preocupação da vereadora é em relação à epidemia de Dengue, já anunciada em nosso município.

Projeto Melhor em Casa

Em outro requerimento, Inês solicitou do presidente do Conselho Curador da Fundação Municipal de Saúde – FMS, Nilton Aparecido Bobato, informações sobre o Projeto Melhor em Casa, da Secretaria da Saúde, aprovado pela resolução 019/19, do próprio Conselho Curador.

De acordo com o Ofício 214/19, do Comus-Foz, em resposta ao Requerimento n° 461/19, os dados sobre as deliberações do Conselho, que devem ser solicitados diretamente ao presidente daquele Colegiado.


Assista à reportagem da TV Câmara:


Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques