Saúde, educação e segurança lideram requerimentos de vereadores neste mês

por mariaeduarda — última modificação 08/02/2023 13h31
Questionamentos e pedidos de providências feitos pelos vereadores refletem as reivindicações da população

Os vereadores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu seguem intensificando os trabalhos em atenção ás reivindicações da população. Em continuidade aos números positivos da atual legislatura, neste mês de agosto foram apresentados e aprovados 34 requerimentos. Trata-se de um expediente institucional em que o vereador requer oficialmente informações e providências do Poder Executivo, bem como prestação de contas de outros órgãos, a fim de trazer soluções para problemas da sociedade. Neste mês os assuntos de saúde, educação e segurança lideraram os requerimentos de vereadores.

Saúde pública
A área da saúde contou com cinco requerimentos, entre eles, um de autoria da vereadora Inês Weizemann (PSD), que solicitou informações sobre a fila de espera para cirurgias pelo SUS, realizadas no Hospital Cataratas. Outro requerimento é de autoria do vereador Marcio Rosa (PSD) em que solicita informações sobre o funcionamento da Unidade Básica de Saúde – UBS – São João, com uma relação de todos os médicos, enfermeiros, atendimentos realizados, especialidades em falta, utensílios básicos para seu funcionamento, manutenção predial e produtos de higiene e limpeza. O vereador Celino Fertrin (PDT) também foi um dos vereadores que atendeu a área da saúde, solicitando informações sobre os médicos que prestam atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA do município, referente aos últimos quatro meses do ano. Não só estes, mas os pedidos feitos pelos demais parlamentares, colabora no andamento da saúde pública.

Assuntos da educação
A educação foi assunto em três requerimentos como o do vereador Rogério Quadros (PTB), que solicitou do Governador do Estado, informações acerca da implantação ou construção de novos colégios estaduais na cidade, afim de suprir as necessidades apresentadas, pelo alto número de habitantes e a falta de infraestrutura nestes espaços.

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido) também se dedicou a este tema, englobando a segurança dos alunos. Anice cobrou informações sobre as escolas municipais que possuem equipes da Guarda Municipal fazendo a segurança patrimonial e auxiliando na vigilância das cercanias das escolas.

Segurança pública
Com três requerimentos sobre o tema, a segurança empata com a educação e também com obras e construções. O vereador João Miranda (PSD) apresentou um requerimento solicitando uma prestação de contas sobre os serviço e campanhas feitas no município para garantir a segurança da cidade. O vereador Rogerio Quadros (PTB) também solicitou informações sobre a viabilidade de aumento do efetivo das polícias Civil e Militar no município, a fim de aumentar o monitoramento nos bairros, ruas e avenidas na cidade, buscando tranquilizar os moradores.

Seguida da educação e segurança, as obras e construções no município também foram mencionados em requerimentos pelos vereadores. O vereador Jeferson Brayner (Republicanos) solicitou informações acerca da previsão de início das obras de construção da ponte entre os bairros Ipê e KLP, ligando a Rua Guaraqueçaba à Avenida Paraná e atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região.

A manutenção de ruas da cidade também foi tema de requerimento, com cobrança para recapeamento asfáltico no bairro Itaipu C, de autoria do então vereador Adenildo Kako.

As áreas de lazer do município também foram citadas, através de um requerimento da vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido), que solicitou informações sobre os parques, praças e bosques públicos de Foz do Iguaçu, tornando esses lugares específicos para a pratica recreativa de soltar pipas, a fim de evitar acidentes.