Saúde lidera requerimentos dos vereadores em resposta às reclamações da população

por Diretoria de Comunicação última modificação 03/05/2024 14h08
Levantamento do mês aponta quais áreas tiveram maior quantidade de requerimentos e indicações dos parlamentares

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal segue empenhada em atender a população e comunidade de Foz do Iguaçu. Durante o mês de abril foram apresentados 48 requerimentos e 108 indicações. Através das proposições, os vereadores contemplaram áreas como saúde, obras e infraestrutura, segurança pública, educação e limpeza pública.

Saúde

Visando o bem-estar da população, a saúde foi o foco principal dos vereadores no mês de abril, com 14 requerimentos. O vereador Galhardo (PL) apresentou sete proposições, abordando a falta de medicamentos, condições precárias, demora no atendimento e horários de funcionamento, em resposta a problemas constatados diretamente pela população.

O parlamentar Dr. Freitas (PSDB) questionou a ausência de vacina antirrábica para humanos na UPA João Samek. Já o vereador Marcio Rosa (PL) abordou a questão das filas de espera para cirurgias de otorrinolaringologia e de endocrinologia infantil. O parlamentar João Morales (União Brasil), questionou o estado das cirurgias de catarata no município e o tempo máximo de espera para realização de procedimentos médicos nas unidades da rede pública.

Obras e Infraestrutura

No que diz respeito ao setor de obras e infraestrutura, o vereador Kalito Stoeckl (PDT), pediu informações sobre o impacto ambiental da construção da Perimetral Leste, além de demandar o planejamento e cronograma do asfaltamento de ruas no bairro KLP. A parlamentar Anice Gazzaoui (PP), requisitou o asfaltamento de diversas ruas no Bairro Três Fronteiras. Além disso, foram apresentadas 55 indicações na esfera de obras e infraestrutura.

Segurança pública

Na área de segurança pública, o vereador Edivaldo Alcântara (PSDB), pediu informações sobre a emenda impositiva 259/2022, que abordava a aquisição e instalação de câmeras para condomínios populares. Já o parlamentar Marcio Rosa (PL), questionou sobre a viabilidade de um patrulhamento preventivo nos arredores do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A vereadora Anice Gazzaoui (PL) apresentou um requerimento sobre iluminação pública na rua D, no Bairro Três Lagoas, para maior visibilidade e prevenção de crimes. Também foram colocadas 11 indicações abordando a questão da segurança pública.

Educação

Na esfera educacional, o vereador Adnan El Sayed (PSD), propôs um requerimento sobre o cadastro de alunos com diabetes na rede municipal, visando garantir a segurança em caso de crises diabéticas. A parlamentar Yasmin Hachem (PV), requisitou informações do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação em Foz do Iguaçu.

Limpeza pública

Dentro da questão da limpeza pública, o vereador Galhardo (PL), apresentou requerimentos pedindo esclarecimentos sobre o mau cheiro em bocas de lobo ao redor da Av. Gramado e o extravasamento de esgoto na rua Cláudio Coutinho. O parlamentar Kalito Stoeckl (PDT), pediu respostas sobre a demora para retirar os galhos podados pela cidade. Foram apresentadas 10 indicações na esfera da limpeza pública.