Saúde, obras e educação lideram solicitações da população aos vereadores

por Elaine Macena última modificação 15/03/2024 11h35
Levantamento de fevereiro destaca volume de requerimentos dos vereadores em cima das principais reivindicações dos iguaçuenses
Saúde, obras e educação lideram solicitações da população aos vereadores

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu segue trabalhando em cima das reivindicações da população. As cobranças enviadas à prefeitura solicitando providências e informações refletem as principais necessidades. No mês de fevereiro os vereadores apresentaram 147 requerimentos abordando diversos assuntos, com destaque para a saúde, educação, obras de infraestrutura urbana e segurança.

Saúde

Na área da saúde, foram destacados 46 requerimentos, abrangendo desde a construção de novas unidades até questões relacionadas ao fornecimento de medicamentos e acesso a serviços médicos. O vereador Cabo Cassol (Podemos), por exemplo, solicitou informações sobre a construção de uma nova unidade para a UBS do bairro Parque Presidente I e cobrou sobre a falta de medicamentos de uso contínuo na rede pública de saúde.

O vereador Galhardo (Republicanos) apresentou diversos requerimentos da área da saúde abordando assuntos como esclarecimentos sobre a falta de medicamentos de uso contínuo na rede pública; falta de atendimento e acompanhamento médico a recém-nascido; e demora para realização de exames.

Já o vereador Marcio Rosa (PSD), requereu por meio de várias proposições informações sobre a fila de espera para cirurgias na especialidade de urologia; processo de agendamento de consultas nas especialidades de pediatra e neuropediatra; cirurgias eletivas e fila de espera para consultas em diversas especialidades incluindo otorrinolaringologia.

Educação

Na esfera educacional, 21 requerimentos foram apresentados, demonstrando a preocupação dos vereadores com a qualidade e a infraestrutura das instituições de ensino. A exemplo, o vereador Kalito Stoeckl (PSD) buscou esclarecimentos sobre o pedido de reforma da escola Cândido Portinari. O vereador Adnan El Sayed (PSD) cobrou do Prefeito Municipal informações sobre a retirada do contraturno escolar da programação da Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima.

Obras e infraestrutura

Na área de infraestrutura urbana o vereador Jairo Cardoso (União Brasil) solicitou do Prefeito Municipal informações detalhadas sobre o planejamento para a instalação do sistema de esgoto no Jardim Califórnia I e Jardim Califórnia II, no bairro Porto Belo. Já o vereador Kalito Stoeckl requereu do Prefeito Municipal informações sobre recurso destinado para a revitalização da Avenida Brasil.

O vereador Dr. Freitas (PSD) solicita informações sobre a implantação de faixa de retenção e recuo exclusivo para motocicletas. Outros vários requerimentos nesta área tratam também de pedidos referentes à pavimentação asfáltica. O presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) apresentou requerimentos, dentre eles um que solicita informações a respeito do processo de elaboração da nova licitação do transporte público em Foz do Iguaçu; e sobre a demora na homologação da extensão da pista do aeroporto internacional.

Referente às constantes quedas de energia elétrica na cidade, os vereadores Cabo Cassol e Galhardo entraram com requerimentos pedindo providências. Além disso, um projeto de Cassol tramita na Câmara propondo multas pesadas às concessionárias quando houver falhas na prestação de serviços como de energia elétrica, água e coleta de lixo.

Segurança pública

No que diz respeito à segurança pública, foram registrados requerimentos que buscam o cumprimento das leis e promovem o bem-estar da população. O vereador Ney Patrício (PSD) solicitou esclarecimentos sobre as ações de conscientização e cumprimento da Lei Federal nº 14.786/2023, conhecida como "Não é Não", que previne o constrangimento e a violência contra a mulher. Também cobrou da Secretaria Municipal de Segurança Pública informações sobre as ações tomadas em atenção à população em situação de rua no âmbito do município.

Além disso, o vereador Galhardo apresentou requerimento, buscando esclarecimentos sobre a efetividade das medidas de segurança adotadas na Praça da Bíblia. Dentre os requerimentos de fevereiro, foram abordadas também questões relacionadas ao esporte e lazer. Em um dos casos, o vereador Cabo Cassol cobrou do Prefeito Municipal informações sobre as obras de revitalização da base náutica localizada na prainha de Três Lagoas e solicitou informações acerca da manutenção e futuros investimentos na pista de caminhada da Avenida Paraná.