Secretário de Saúde comparece à Câmara e esclarece mudança no modelo de gestão da UPA

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/02/2020 11h53
Nilton Bobato encaminhará documentos e Câmara vai acompanhar implantação do novo sistema

Em virtude de cobranças realizadas pela Câmara sobre a falta de diálogo entre Legislativo e Executivo a respeito da transferência de gestão das UPAs para a Fundação Municipal de Saúde, o Secretário da pasta, Nilton Bobato, esteve na Casa na manhã desta quarta-feira (19). Ele admitiu que faltou diálogo, mas se comprometeu e enviar toda a documentação ainda hoje e quer a Câmara acompanhando todo o processo de implantação do novo modelo de gestão.

Além do esclarecimento, Bobato trouxe uma boa notícia de Curitiba. Ele afirmou que o Município vai receber recurso mensal de R$ 1 milhão 615 mil para custeio do Hospital, o que é um incremento no teto de R$ 2 milhões.

A respeito da gestão das UPAs, o secretário pontuou. “Já estávamos estudando e fazendo levantamento financeiro com relação à possibilidade de transferir a gestão das UPAs para a Fundação Municipal de Saúde. A Fundação tem instrumento de gestão mais célere. Por exemplo, não podemos contratar vigia para as UPAs, uma vez que o município tem Guarda Municipal. Convocamos o Conselho Curador e agora só falta o Comus aprovar a mudança e a partir de primeiro de março as UPAs serão gerenciadas pela Fundação do Hospital Municipal”, afirmou Nilton Bobato.

A vereadora Inês Weizemann (PSD), que foi autora do requerimento chamando o Secretário para vir à Câmara, destacou que ainda quer discutir com a pasta da saúde e com o gestor do Hospital Municipal a questão de demandas, falta de leito da UPA, falta de isolamento e outras questões pontuais. E a respeito da transição do modelo de gestão da UPA, a vereadora defendeu que haja uma capacitação das pessoas para atendimento ao cidadão.

Parceria Público-Privada

“A transferência das UPSs para Fundação Municipal de Saúde não tem nada a ver com Parceria Público-Privada. Privatizar significa conceder ou vender um serviço público para iniciativa privada. Se a Fundação Municipal de Saúde é pública, onde está a concessão para iniciativa privada? Não há nenhuma hipótese. Há também com a transferência uma economia com horas-extras. O principal objetivo é fazer com que as UPAs melhorem seu atendimento. O valor do contrato deve gerar em torno de R$ 2 milhões, É o que o município gasta hoje. Mas estamos fazendo com a possibilidade de revisão em seis meses”, enfatizou Bobato.

Título Cidadão Honorário Diretor Geral da Itaipu – Margem Brasileira

O  Projeto de Decreto Legislativo 01/2020, que concede Título de Cidadão Honorário ao Diretor Geral da Itaipu, General Joaquim Silva e Luna, de autoria do Vereador Beni Rodrigues (PSB), recebeu aprovação na sessão desta quarta-feira, 19 de fevereiro. A data da solenidade será agendada pela Casa de Leis.

Aporte Fozprev

Recebeu parecer favorável que foi lido na sessão extraordinária de hoje projeto que abre crédito adicional suplementar no valor de R$ 4 milhões. Os recursos servirão para amortizar a dívida junto ao Fozprev, decorrente ao termo de parcelamento e confissão de débitos financeiros, referente ao período de 2013 a 2016. O projeto de lei 09/2020 deve entrar em discussão e votação na sessão extraordinária de amanhã, 20 de fevereiro.

Assista à reportagem da TV Câmara: