Técnicos de câmaras municipais trocam experiências para aprimoramento do processo legislativo

por Elaine Macena última modificação 06/11/2023 13h48
Servidores de casas legislativas da região se reuniram durante oficinas do Senado Federal na Câmara de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

No encerramento dos cursos aplicados pelo Interlegis do Senado Federal na Câmara de Foz do Iguaçu, técnicos de casas legislativas da região se reuniram para troca de experiências. O propósito é aperfeiçoamento e melhorias no processo legislativo. O treinamento na sede do Poder Legislativo foi realizado entre 31 de outubro e 1º de novembro com cursos sobre planejamento estratégico e gestão pública sustentável.

Para o Diretor Técnico da Diretoria Geral da Câmara de Foz, Fabiano Gnadt Borghetti, essa troca de experiência e compartilhamento é essencial para aprimorar a eficiência dentro das câmaras. “Isso é importante porque a prática legislativa ocorre em todas as câmaras e a gente tem formatos, fluxo de processos que ser proveitosos em outras câmaras. E também podemos replicar aqui o que tem alcançado resultados em outras cidades”, declarou Fabiano.

De acordo com o Técnico Legislativo da Câmara de Matelândia, Cesar Takahashi, essa interação é muito importante nessa troca de informações entre as câmaras. “A gente, em tese, copia as coisas boas que a Câmara de Foz faz e a gente também transmite, algumas coisas que a Câmara de Matelândia já faz e que também auxilia no trabalho”.

O Assessor Legislativo da Câmara de Santa Terezinha de Itaipu, Paulo Roberto, ressaltou a importância da interação. Estamos trocando informações, onde a gente pode aprimorar o Sistema Legislativo e também passar um pouco da experiência que a gente tem”, declarou Paulo.

Por meio de treinamentos em todo o país, o programa do Interlegis foi criado para fortalecer a eficiência operacional e a sustentabilidade das instituições legislativas e capacitar servidores e agentes políticos em temas cruciais para aprimorar o desempenho.