Terezinha Zagotta Machado Pinezi é a mais nova Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foi palco de uma sessão solene na manhã desta terça-feira (19), às 9h. Terezinha Zagotta Machado Pinezi recebeu o Título de Cidadã Honorária pelo Poder Legislativo. O prêmio foi concedido pelo vereador Cabo Cassol (PL), em reconhecimento ao seu legado educacional e ao trabalho com pessoas com diabetes. A solenidade, abrilhantada pela banda do 34º BIMEC, foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Debrito (PL).
Após receber o título, a nova cidadã honorária falou na tribuna e agradeceu a todos que estiveram ao seu lado na consolidação da Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI). “Quero agradecer profundamente ao meu marido, meus filhos e netas, que sempre estiveram ao meu lado me incentivando em cada passo dessa caminhada. Agradeço às pessoas que frequentam a ADIFI, que fazem parte dessa história e contribuem com seu carinho, apoio e presença. Minha profunda gratidão a toda a equipe de trabalho do instituto, que com empenho e dedicação torna possível cada conquista e cada projeto realizado”, agradeceu Terezinha.
O proponente do título, vereador Cabo Cassol (PL), destacou: “Este é o meu primeiro Título de Cidadão. O título representa uma grande responsabilidade e honra, e é um privilégio concedê-lo a Terezinha, sua família e ao Instituto ADIFI.”
A diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Taiane Vanessa Elies, agradeceu, em nome do Executivo: “Terezinha sempre foi muito parceira e atenciosa, nunca deixou de lado seus pacientes e sempre se colocou no lugar deles e da equipe da ADIFI. Estamos aqui para agradecer a dona Terezinha por todo o seu trabalho.”
A sessão solene contou com a presença dos vereadores: presidente Paulo Debrito (PL), Bosco Foz (PL), Valentina (PT) e Evandro Ferreira (PSD).
História de vida
Natural de Lavras (MG) e criada em São José do Rio Pardo (SP), Terezinha iniciou sua carreira profissional em Ilha Solteira (SP). Veio para Foz do Iguaçu em 1977 para acompanhar o marido, Ademar Pinezi, que trabalhou na construção da Usina de Itaipu. Na cidade, encontrou acolhimento e construiu seu verdadeiro lar.
Terezinha atuou por 30 anos como professora, orientadora, supervisora e coordenadora no Colégio Anglo-Americano. Em 2001, ao lado de pais e mães, fundou a Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI), assumindo a presidência em 2005. Desde então, desenvolveu inúmeros projetos junto a voluntários, firmando parcerias com o poder público, instituições de ensino e empresas privadas.
Em 1992, após o diagnóstico de diabetes do filho caçula, Terezinha transformou a dor em propósito e, junto a outras famílias, fundou a ADIFI, oficialmente criada em 2001. Inicialmente integrante da diretoria, assumiu a presidência em 2005, liderando com determinação. Conquistou a sede própria em 2009, com apoio da Itaipu Binacional e da Receita Federal, e firmou parcerias com o poder público, universidades e empresas privadas para ampliar os atendimentos.
A entidade se tornou Instituto ADIFI em 2022, tornando-se referência nacional no cuidado a pessoas com diabetes, com equipe multidisciplinar e de pesquisa, atendendo hoje mais de 2.800 associados. Ao longo de sua trajetória, Terezinha contou com o apoio da família, especialmente do marido Ademar e do filho caçula, Júnior, que atualmente integra a equipe de pesquisa do Instituto.