UNILA celebra 10 anos de atuação; Reitoria visita a Câmara de Vereadores

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/03/2020 09h40
Presidente da Câmara, Beni Rodrigues, recebeu o reitor e o vice-reitor da universidade

O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, vereador Beni Rodrigues (PSB), recebeu na manhã desta quinta-feira (12), o reitor da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), Gleisson Pereira de Brito, e o vice-reitor da instituição, Luis Evelio Garcia Acevedo. Eles vieram pessoalmente convidar os vereadores para a celebração dos 10 anos de atuação da Unila em Foz do Iguaçu. A universidade, que foi criada em 2010, tem a missão de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, através do ensino, pesquisa e extensão, trazendo grandes resultados ao município.

No início dos trabalhos, a instituição contava com 213 estudantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, distribuídos em 6 cursos de graduação. Hoje, são mais de 5 mil alunos, em 29 cursos de graduação, 12 projetos de mestrado e 1 de doutorado. Em comemoração aos dez anos e em reconhecimento aos trabalhos realizados em nosso município, o vereador Beni Rodrigues (PSD), apresentou projeto, aprovado nesta quinta-feira (12) concedendo Moção de Aplauso para a instituição. A solenidade de entrega da moção será agendada.

Beni Rodrigues parabenizou os trabalhos prestados ao município, reforçou o apoio do Legislativo à Universidade. “Vocês estão de parabéns pelo excelente trabalho que estão desempenhando com a equipe da UNILA aqui em Foz do Iguaçu”, elogiou.

Infraestrutura

A limitação financeira da instituição ainda é um grande desafio para o campus, que segundo Gleisson, paga o maior aluguel de toda a rede de universidades atualmente. A intenção é sair do aluguel. A construção, em andamento, com dois prédios de salas de aula é considerada como importante avanço. A reitoria da universidade segue procurando alternativas a serem tomadas, em relação ao Campus Universitário Niemeyer, iniciado, porém com obras paralisadas em um espaço na Itaipu Binacional, ao lado da entrada da hidroelétrica.

Gleisson informou que existem duas possibilidades em relação a obra parada, Uma seria a permuta para utilização do espaço, e outra seria retomar a construção da obra, numa parceria pública privada. “Com isso, nós poderíamos dar uma alavancada na questão turística, além de alavancar a própria universidade” ressaltou.
O primeiro campus da UNILA em terreno próprio começou a ser construído no dia 13 de janeiro de 2020, no terreno localizado na Avenida Tancredo Neves, 1349, e tem um prazo de execução de 480 dias.

Resultados econômicos para o município

O reitor e o vice-reitor da UNILA ressaltaram o retorno que a instituição traz a Foz do Iguaçu. "Com aproximadamente mil servidores e cinco mil estudantes, a Universidade realizou um estudo financeiro, que constatou que o salário injetado no município é em torno de 20% a mais do que o valor dos royalties que a Itaipu repassa anualmente para o município. Segundo eles, esses números geram investimento local, o que traz grandes resultados econômicos".

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques

registrado em: ,