Verba de emenda da Câmara deve viabilizar projeto Jardins do Mel, lei aprovada em 2022 pelo Legislativo

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/01/2023 14h14

Um projeto aprovado em 2022 pela Câmara de Foz aprovou a criação do projeto Jardins do Mel. A ideia central é a preservação e conservação de abelhas nativas sem ferrão, por meio de instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, locais públicos, como praças e demais áreas verdes do município.

A matéria, à época, foi subscrita pelos vereadores: Cabo Cassol (Podemos) e Anice Gazzaoui (PL) e aprovada pelos pares, tornando-se a lei municipal 5.179/2022. Como forma de viabilizar a implementação da ideia, os vereadores autores do projeto, em conjunto com a vereadora Yasmin Hachem (MDB), fizeram uma emenda impositiva (86/2022), destinando 35 mil reais para garantir a execução do projeto.

A iniciativa já existe em Foz do Iguaçu e é desenvolvida na Escola Aliança Francesa. Com vistas à ampliar a atividade em âmbito local, a ideia é que o município também possa desenvolver parcerias e convênios para fornecimento de caixas de criação racional e enxames de abelhas nativas, assim como para fornecimento de mudas de plantas melíferas, a fim de viabilizar ambiente favorável à alimentação e nutrição das abelhas nativas sem ferrão.

registrado em: