Vereador Celino defende plano de ampliação da escola Nosso Canto

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/10/2018 13h05
Requerimento pede que prefeitura mantenha doação de terreno para ampliação da sede da entidade

Por meio de requerimento aprovado na sessão desta quinta-feira, o vereador Celino Fertrin reforçou pedido em defesa do plano de ampliação das instalações da Escola Nosso Canto. No ano passado ele apresentou indicação solicitando ao Executivo a realização de estudo que viabilizasse a elaboração de novo decreto de lei para doação à entidade do terreno situado no loteamento Jardim Central.

Solicitou a alteração da condição de utilização da área para construção de um Playground e ampliação da sede e anexos e também a ampliação de prazo para construção para o ano de 2020, visto que a lei determina devolução do imóvel ao Município se não iniciada a obra em um ano e conclusão em dois anos.

O Nosso Canto - Centro de Adaptação Neurológica Total tem por finalidade proporcionar atendimento terapêutico e escolar com qualidade às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, visando minimizar suas limitações e desenvolver ao máximo as potencialidades. A entidade possui sede própria com área construída de 371,50 metros quadrados, que já se tornou insuficiente para atender a demanda de pessoas com deficiência existente em nosso município, que necessitam de atendimento especializado e que recorrem à instituição.

Doação de terreno

Por meio da Lei nº 2.654, de 17 de setembro de 2002, a entidade recebeu a doação de um terreno para construção de nova sede da entidade, tendo o prazo de um ano, para o início da construção e dois anos para conclusão da edificação. “Ocorre, porém, que na época da doação, a instituição contava com um recurso internacional para início das obras, mas devido à crise global que atingiu os países doadores, não foi possível a concretização da obra. Durante todo esse período não houve recursos financeiros suficientes para início e concretização das obras, conforme previsão legal. Entretanto o terreno doado não está abandonado, é usado pelos alunos para realização de atividades extraclasse, como educação física, lazer, entre outros”, informou Celino Fertrin.

De acordo com o vereador, “a renovação desta doação tem uma enorme importância de alcance social para o nosso município, uma vez que com a construção desta sub sede, a entidade poderá triplicar o atendimento, passando das atuais 164 crianças/alunos para 500 crianças/alunos”. Com o requerimento aprovado, a prefeitura terá 30 dias para encaminhar resposta à Câmara.

Solução para obras inacabadas

Na palavra livre da sessão desta quinta-feira (18), o vereador Celino Fertrin levantou preocupação com obras inacabadas apontando que algumas em andamento está ocorrendo serviço mal feito, talvez por falta de fiscalização. “Nos chegou a informação de que a Felipe Wandscheer, por exemplo, a empreiteira não vai conseguir concluir porque está falida. Precisamos de uma posição firme da administração sobre isso”, cobrou.

O presidente da Câmara, Rogério Quadros, lembrou que no assunto da Avenida Felipe Wandscheer, a obra está sob intervenção da justiça acompanhada e supervisionada pelo Ministério Público Federal. Nesse sentido, sugeriu ao vereador Celino que leve as questões levantadas por ele ao MPF, pois o Poder Público não pode interferir até que a justiça levante a intervenção, o que deve ocorrer na conclusão da obra.

Acidentes graves na BR

Celino também mostrou vídeos com imagens chocantes de acidentes graves na BR-277, no acesso ao Portal da Foz, próximo da passarela. Sugeriu que em conjunto o Legislativo reforce as cobranças que vem sendo feitas à concessionária e ao Governo do Estado para resolver o problema, seja com instalação de trincheira ou medidas paliativas como implantação de lombada eletrônica no local.