Vereador Kalito representou Câmara de Foz em debate sobre Parque Nacional do Iguaçu promovido pela ALEP

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/05/2021 14h15

O vereador Kalito (PSD) representou a Câmara de Foz em audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná, na última segunda-feira, 03 de maio, a respeito do histórico e também do futuro do Parque Nacional do Iguaçu. O vereador integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Foz e também é integrante da Frente Parlamentar Ambientalista.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Goura (PDT) - proponente o debate; Senador Fabiano Contarato (Rede-ES); com o historiador e autor sobre de livro sobre o Parque, Frederico Freitas; Cibele Munhoz Amato, Chefe do PNI; Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica; Angela Kuczach, da Rede Nacional Pró Unidade de Conservação. 

“Foi trazido à tona todo histórico do Parque Nacional, toda questão social dele e também abordamos as questões de formas futuras de exploração, que sejam sustentáveis e também gerem outras possibilidades de emprego e renda, tal como outros tipos de turismo que possam ser realizados”, pontuou o vereador Kalito. O Parque neste momento passa pela discussão a respeito da nova concessão e devem acontecer novas rodadas de discussões antes do dia 27 de maio, que é o prazo para encaminhar dados e informações ao ICMBIO. 

Proposições do vereador envolvendo a questão ambiental e cicloturismo

O vereador Kalito já fez uma indicação ao Prefeito e Governador do Estado solicitando a inclusão do município no programa Pedala Paraná. O programa foi lançado em janeiro deste ano em Guaratuba e o parlamentar defende que pode ser ampliado para todo o oeste do estado, especialmente em Foz do Iguaçu. “Essa ação, se elaborada em conjunto com os governos estadual e municipal, deve contribuir com a retomada econômica do município, que teve seu maior nicho econômico (o turismo) extremamente prejudicado com os revéses da pandemia da covid-19". 

A rota Beira Parque, destinada a práticas de cicloturismo, ligando Cascavel a Foz do Iguaçu compreende 200 km de rota às margens do Parque Nacional do Iguaçu. O pedido do vereador Kalito também foi encaminhado ao Deputado Estadual Soldado Fruet para que o governo estude a implementação da referida rota como circuito do programa.