Vereador Marcio Rosa (PSD) representou a Câmara de Foz na Conferência de Saúde

por Diretoria de Comunicação última modificação 28/03/2023 12h30

A conferência municipal de saúde, realizada na última semana em Foz, organizada pelo Comus e destinada a pensar, debater políticas públicas para o setor, contou com a presença do Legislativo, que estava representado oficialmente pelo vereador Marcio Rosa (PSD). Na oportunidade, também participaram do evento: o vereador Ney Patrício (PSD) e a vereadora Yasmin Hachem (MDB).

O vereador Marcio Rosa (PSD) relatou um pouco sobre a conferência e sua relevância: “ela tem sua essência deliberativa, a população participa das decisões. Na conferência, a população faz as propostas, aponta as falhas, o que está sendo implementado, o que deve ser melhorado. Foram mais de 800 propostas tiradas nas pré conferências , que na conferência em si são selecionadas, filtradas”.

Além disso, o parlamentar ponderou a importância de ser um evento em que o controle social e participação popular são de grande valia. “O Sus no Brasil é referência em nível mundial, mas ainda precisamos buscar que a saúde seja referência. Devemos primar para que a gente cumpra o que já está em seu arcabouço, para isso é preciso gestão, equipes qualificadas. Precisamos valorizar o atendimento na atenção básica, os atendimentos dos agentes comunitários de saúde, de endemias”, acrescentou Márcio Rosa.

No evento, estavam representantes do Governo do Estado, Secretaria de Saúde, Ministério Público, 9ª regional de saúde e o prefeito do município.