Vereador pede PA no Porto Meira e unidade do SAMU para Três Lagoas

por Diretoria de Comunicação última modificação 22/10/2018 11h17
Indicações de João Sabino buscam agilidade no atendimento na saúde e também na segurança para os pedestres

Pronto Atendimento no Porto Meira

A indicação nº 1383/2018, do vereador João Sabino sugere ao prefeito Chico Brasileiro a implantação de um Pronto Atendimento 24h no Grande Porto Meira. Para determinados casos, fora do horário de expediente das unidades básicas locais, a população daquela região sempre procurava o PA do Morumbi. Entretanto, segundo o vereador, como o local foi elevado à categoria de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os atendimentos que antes eram realizados pelo PA (casos mais leves) acabaram limitados.

João Sabino entende que como o PA do Morumbi não existe mais, esse tipo de categoria de unidade de urgência, pode agora ser instalado no Porto Meira, o que ajudará em muito a comunidade daquela região e ao mesmo tempo desafogando as UPAs. O vereador ainda aponta que a construção desse PA é indispensável para o bairro que possui um grande número de habitantes.

Outro detalhe é que Foz do Iguaçu, pelo número de habitantes, conforme norma do Ministério da Saúde, não comporta uma terceira UPA. “Então, esse é o momento de se implantar no Porto Meira uma unidade de PA, nos mesmos níveis e condições da que funcionava no Morumbi. Isso também atende a uma antiga reivindicação da comunidade e que também foi compromisso de campanha do prefeito Chico Brasileiro”, afirmou João Sabino.

Unidade Móvel do SAMU em Três Lagoas

Com o objetivo de agilizar o atendimento a urgências e emergências, o Vereador João Sabino também apresentou na última sessão ordinária a indicação nº 1384/2018 que solicita ao Executivo a implantação de uma base de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro Três Lagoas.

Segundo o parlamentar, essa é uma reivindicação antiga dos moradores da região. Além disso, a base iria proporcionar um atendimento mais ágil aos moradores, principalmente aos idosos que vivem nas áreas rurais daquela localidade. Para o vereador, outro ponto que comprova a necessidade desse atendimento é a proximidade com o Terminal Turístico de Três Lagoas, pois, de acordo com Sabino, no verão aumenta os riscos de afogamentos e outros acidentes.

Passarela Vila Portes/Jardim Jupira

Nas indicações, João Sabino também trouxe a preocupação com a segurança de pedestres que circulam pela região da Vila Portes. O vereador solicitou à Ecocataratas, empresa responsável pela administração da BR-277, a construção de uma passarela ligando o bairro Vila Portes ao Jardim Jupira. A justificativa aponta que o fluxo de pessoas pelo local é constante, devido à proximidade com o Paraguai, e que a travessia da rodovia é feita de forma arriscada, aumentando assim os riscos de acidentes e atropelamentos.

registrado em: ,