Vereador propõe medidas para reduzir acidentes nos locais mais perigosos

por COMUNICAÇÃO CMFI — última modificação 26/09/2018 09h25 Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
Anderson Andrade elaborou indicação ao Poder Executivo sugerindo sinalização sonora e placas em locais com elevado índice de acidentes

Ao obter dados do mapeamento dos locais com os maiores índices de acidentes em Foz do Iguaçu, o vereador Anderson Andrade elaborou indicação ao Poder Executivo sugerindo sinalização sonora e placas em locais que tenham registro elevado de acidentes. O documento pede que o Foztrans viabilize um estudo para a implantação dessa sinalização com o objetivo de alertar aos motoristas e incentivar a direção segura nessas áreas.

Segundo o vereador, as consequências dos acidentes são gravíssimas para a sociedade e para o Município causando impactos econômicos com o afastamento (temporário ou permanente) da pessoa das atividades laborais e danos materiais; elevadas despesas para a saúde pública; transtornos e gastos para a família da vítima; sequelas; e até a perda de vidas humanas.

Acidentes aumentaram

Conforme os dados do Sistema BATEU, está ocorrendo aumento nos índices de acidentes em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho de 2017 foram registrados 1.344 acidentes gerais. No mesmo período deste ano aconteceram 1.571 acidentes, ou seja, aumento de 16,9%. Os acidentes com vítimas também aumentaram 16,2% saindo de 340 no primeiro semestre do ano passado para 395 no mesmo período deste ano.

Locais com maior índice de acidentes em Foz

A prefeitura, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com dados fornecidos pelo 14º Batalhão de Polícia Militar, enviou à Câmara ofício trazendo o mapeamento dos locais com maior número de acidentes em Foz do Iguaçu. Disparado como local de maior índice geral de acidente está Avenida Paraná com 140 acidentes no primeiro semestre: em seguida está a Avenida Juscelino Kubistchek com 116; Avenida República Argentina com 113; Avenida Costa e Silva 67; e Avenida Jorge Schimmelpfeng com 52.

Em acidentes com vítimas, o maior índice é a Avenida República Argentina com 29 casos em seis meses seguida da Avenida Paraná com 27. Os dados oficiais da PM, por meio do sistema BATEU (Boletim de Acidentes de Trânsito), vieram assinados pelo secretário executivo do GGIM/Foz, Josnei Fagundes Marquardt.

Cruzamentos mais perigosos

Os números também informam os cruzamentos mais perigosos. De janeiro a junho deste ano o recorde de acidentes gerais em cruzamentos foi na Avenida República Argentina com a Avenida Paraná com 13 registros; e Avenida Jules Rimet com Avenida Costa e Silva onde ocorreram 9 registros.

Com vítimas, as estatísticas mostram os cruzamentos da Avenida Garibaldi com a Araucária, na Vila “A”; e a Avenida Costa e Silva com Jules Rimet, ambos com quatro acidentes com vítimas.

Veja gráficos aqui