Vereador Queiroga alerta sobre o gravíssimo avanço da dengue e cobra providências urgentes do Executivo

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/05/2020 19h18

Em tempos de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, assim como várias outras cidades do Brasil, Foz do Iguaçu já enfrentava a epidemia de Dengue. Até o momento, a cidade contabilizou seis óbitos pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Nesse sentido, o vereador Luiz Queiroga apresentou um requerimento (125/2020) durante a sessão da última quinta-feira, 08 de maio apontando a gravidade da situação e pedindo providências urgentes. O objetivo é saber oficialmente quais estratégias o Poder Executivo está adotando para combater o mosquito da dengue.

"É fundamental que nós estejamos cobrando o Poder Executivo para que isso seja feito de forma esclarecedora. Tivemos óbitos por dengue. Precisamos cuidar da dengue com a mesma importância que estamos cuidando da Covid-19. Estamos pedindo uma prevenção maior. O requerimento vem pra tentar fechar essa grande aresta que está tendo com relação a dengue no município", destacou o proponente Luiz Queiroga.

O requerimento solicita informações sobre quantos dias demora para sair o resultado de dengue hemorrágica; quantos leitos estão disponíveis na rede pública para esse tipo de doença; se há orientação para que as pessoas infectadas façam uso contínuo de repelente; se há previsão de distribuição de repelente na rede pública; e quais os trabalhos de orientação e combate aos focos do mosquito transmissor da doença.

Parlamentares contribuíram ao debate. “Se fizerem essas medidas, tenho certeza que vamos evitar muitas mortes. As pessoas usam repelente e tudo, mas não é todo mundo que tem condições de comprar o repelente”, destacou a vereadora Nanci Rafagnin Andreola (DEM). O Vereador Elizeu Liberato (PL) acrescentou que “a população também precisa contribuir cuidando do seu quintal, do seu terreno. Muitas situações do caso de dengue foi também porque uma parte da população negligenciou”.
O requerimento foi aprovado e encaminhado para o Poder Executivo, do qual fica aguardando respostas.