Vereador Queiroga cobra esclarecimentos sobre protocolos de atendimento adotados nos casos de óbitos por covid-19

por Diretoria de Comunicação última modificação 27/04/2020 16h14
Também assinaram o requerimento os vereadores: Anice Gazzaoui, Celino Fertrin, Rudinei de Moura e Inês Weizemann

Foz do Iguaçu, assim como o Brasil e o restante do mundo têm enfrentado a pandemia do novo coronavírus. Entre o último domingo (26/04) e esta segunda-feira (27/04) foram registrados dois óbitos em Foz em razão de complicações em virtude da covid-19. Com objetivo de verificar quais os protocolos cumpridos nesses casos, o vereador Luiz Queiroga (PTB) fez um requerimento cobrando informações ao Poder Executivo.

O requerimento 131/2020, do vereador Queiroga, foi assinado também pelos parlamentares Celino Fertrin (Podemos), Elizeu Liberato (PL), Anice Gazzaoui (PL), Inês Weizemann (PL) e Rudinei de Moura (Patriota).  A proposição solicita cópia integral do prontuário dos pacientes;  qual o primeiro contato dos pacientes com o sistema de saúde; qual o diagnóstico inicial e recomendações repassadas; onde ocorreu a entrada dos pacientes no sistema de saúde pública e por qual diagnóstico essa entrada ocorreu, informando eventuais remanejamentos dos pacientes posteriormente;  o nome de todos os profissionais que atenderam os pacientes; e qual o diagnóstico registrado pelos mesmos.

Luiz Queiroga explicou o motivo da providência formal: “Esse requerimento vem sanar uma dúvida que toda população fica mediante acontecimentos como esses. Queremos esclarecer os fatos porque a população está com muitas informações distorcidas. Uma das informações que nos chegou é que o paciente teria tentado dar entrada no Hospital pelo convênio médico dele, mas não quiseram atender e nesse jogo de empurra querermos saber onde foram as entradas, como isso tudo aconteceu"

E prossegue: "O prontuário é para nós sabermos como foi feito o procedimento. Depois vamos entender se esse é o procedimento correto e se não for temos de pedir que tenham uma conduta adequada e isonômica. A ideia é que esse requerimento entre em caráter de urgência na primeira sessão porque esperamos respostas urgentes. Precisamos saber se houve negligência”, explicou o vereador Queiroga (PTB).