Vereador Queiroga pede ao Executivo estudo sobre adicional de insalubridade para profissionais da saúde

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/04/2020 12h12

Um requerimento (99/2020), discutido e votado na sessão virtual desta quinta-feira (09/04), de autoria do vereador Luiz Queiroga (PTB) solicita informações ao Poder Executivo sobre a extensão do teto máximo de Adicional de Insalubridade de 40% para profissionais da área da saúde e Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19).

“Vários municípios já fizeram e já aprovaram e esses profissionais foram reconhecidos com esse projeto. Nós sabemos que se a resposta do requerimento for positiva, sabemos que isso será de extrema valia e importância neste momento. É um pequeno passo que a gente daria para corrigir um erro. Alguns agentes comunitários de saúde têm esse adicional em seus vencimentos e outros não. Esperamos que depois consigamos corrigir esses erros”, destacou o vereador Luiz Queiroga.

O vereador Celino Fertrin (Podemos) contribuiu para discussão. “Existe a questão dos agentes comunitários que precisa ser corrigida. Quem está mais vulnerável e todos os outros riscos que podem acontecer sãos esses profissionais. O pessoal que trabalha na área da saúde não tem opção, eles estão na linha de frente. É necessário que as pessoas colaborem com esses profissionais”.

A vereadora Inês Weizemann (PL) também pontuou. “Não poderia deixar de contribuir. Os agentes de saúde são os primeiros a identificar casos de tuberculose e outras enfermidades. Temos de lutar juntos para que a categoria obtenha essa conquista. Temos de valorizar essa equipe que está na linha de frente e não pode parar”.

O Presidente da Casa, Vereador Beni Rodrigues (PTB) complementou: “A Prefeitura em várias áreas estão tendo dificuldades em fechar a folha de pagamento, porque os impostos foram suspensos. O município hoje está com essa dificuldade”. Nesse sentido, o vereador Queiroga destacou que “quando se trata de insalubridade no momento da pandemia existe uma participação do Governo Federal”.

O vereador Elizeu Liberato (PL) observou que “é o assunto é muito relevante para os servidores da saúde, que além de estarem na linha de frente, há também todo estresse do momento. A isonomia nesse sentido é de extrema relevância”.  O requerimento recebeu aprovação do plenário e foi encaminhado para a Prefeitura, da qual fica aguardando a resposta oficial.