Vereadora Anice apresenta na Câmara carta enviada à ONU em defesa da Palestina

por mariaeduarda — última modificação 04/12/2019 11h41
Carta do Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL – está sendo lida em vários parlamentos do Brasil

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (03), na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu (PR), a vereadora Anice Nagib Gazzaoui apresentou requerimento, solicitando informações acerca da Lei n° 3.942, de 12 de janeiro de 2012, que “Declara a irmanação e dispõe sobre o acordo de cooperação entre os Municípios de Jericó na Palestina e Foz do Iguaçu, no Brasil”, indicando quais os programas mútuos de cooperação e fraternidade estão vigentes, bem como quais ações foram e estão sendo adotadas para o atendimento a finalidade de irmanação. Na mesma oportunidade, Anice usou a tribuna da Câmara para leitura da carta enviada pelo Presidente da Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL), Ualid Rabah, ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
O ato contou presença do Sheikh Oussama W. El Zhed e outras autoridades da comunidade, líderes religiosos, cidadãos, amigos e defensores da causa palestina. Em seu discurso, a vereadora ressaltou a democracia, valorizada e cumprida na Casa de Leis “Hoje eu digo que nós não podemos falar de Foz do Iguaçu sem falarmos da comunidade árabe, da comunidade palestina. Então, hoje eu venho aqui a pedido do Presidente da Federação Nacional Palestina, fazer a leitura de uma carta, que está sendo lida em vários parlamentos do Brasil”, destacou Anice.
A carta assinada por Ualid Rabah, ressalta a repressão enfrentada pelo povo, e a luta pela liberdade da Palestina, que necessita de ajuda, de todas as nações e comunidades, para sua liberdade. As guerras, que formam sua história, representam a destruição dos direitos e de uma sociedade inteira.
Durante a leitura, um trecho do material destaca a Carta das Nações Unidas, que diz: “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla”.
O pedido é para um fim ao sofrimento palestino, que enfrenta a indiferença há muito tempo, e pede reconhecimento, como Estado-Membro, por outros países e pela ONU. Questionamentos são levantados, e medidas explicativas, com movimento em favor da causa são exigidas. “Por tudo isso, clamamos, senhor secretário-geral, à ONU, à Comunidade Internacional, aos povos e nações, aos estados soberanos, às sociedades civis e suas organizações: façam cessar o sofrimento do povo palestino, feito refugiado e sem pátria por uma iniciativa que partiu das próprias Nações Unidas”, consta na carta.
“Palestina vive e sempre viverá! Essa é a grande causa do requerimento apresentado”, disse a vereadora. A causa, segundo Anice, não é apenas da Palestina, mas sim de todo o cidadão de bem.

Clique aqui para mais fotos

Assista à reportagem da TV Câmara:

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques

registrado em: , ,