Vereadores apresentam requerimentos cobrando serviços de obras e manutenção

por Maria Eduarda última modificação 18/11/2019 10h22
Os pedidos buscam atender várias reivindicações da comunidade

Durante a sessão de quinta-feira (14), os vereadores aprovaram nove requerimentos sobre assuntos de grande interesse da população. Dentre os temas estão esclarecimentos sobre procedimentos realizados na Guarda Mirim, iluminação na BR-277, informações sobre o destino de recursos provenientes das multas aplicadas pelo FOZTRANS, revitalização da Avenida Brasil, plano de arborização do município e a drenagem e pavimentação no bairro Polo Universitário.

Marcio Rosa pede esclarecimentos sobre o Programa Menor Aprendiz da Guarda Mirim

O vereador Marcio Rosa (PSD) solicitou do Conselho Tutelar de Foz do Iguaçu, informações sobre a existência ou não de processos/procedimentos instaurados acerca do fato noticiado por meio do requerimento nº 414/2019. O documento aborda as atividades realizadas para o Inventário Geral do Município por aprendizes da Guarda Mirim, em virtude da necessidade de apuração de supostas irregularidades praticadas pelo Poder Executivo.
Marcio Rosa requereu o encaminhamento à Casa Legislativa de cópias dos documentos que instruem o processo/procedimento para análise, ou, se for o caso, para a ciência dos fatos e instauração dos procedimentos cabíveis na esfera das responsabilidades e competências. Ele também solicitou que o Presidente da Guarda Mirim, Sr. Hélio Cândido do Carmo que envie as respostas acerca da existência ou não de processos/procedimentos instaurados, através do Requerimento n° 414/2019.

Beni Rodrigues cobra iluminação na BR-277

O vereador e presidente Beni Rodrigues (PSB) solicitou do Diretor da Concessionária Rodovia das Cataratas S/A – Ecocataratas e do Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Paraná DER/PR informações sobre a existência de projeto de iluminação pública na BR-277, no trecho entre o bairro Três Lagoas e a aduana brasileira. Em caso afirmativo, ele solicita informações sobre quem será o ente responsável pela execução, bem como as datas previstas para o início e término das obras.

Celino quer saber onde o Foztrans está investindo os recursos provenientes das multas

O vereador Celino Fertrin (PDT) requereu do Diretor-Superintendente do Foztrans informações sobre o cronograma de funcionários lotados no órgão, número de agentes de transporte existentes e onde estão lotados. Também pediu como são realizadas as manutenções dos equipamentos como placas e semáforos e um relatório de como e onde estão sendo aplicados os valores arrecadados com multas.

Elizeu pede relatório detalhado sobre o ESTARFI

O vereador Elizeu Liberato (PL) requereu do Diretor-Superintendente do FOZTRANS, informações acerca das receitas e despesas do Estacionamento Rotativo de Foz do Iguaçu – ESTARFI, detalhando em relatório mês a mês nos exercícios de 2018 e 2019.

Celino reivindica revitalização da Avenida Brasil

O vereador Celino Fertrin (PDT) requereu do Prefeito Municipal, informações sobre a revitalização da Avenida Brasil, reiterando parcialmente o Requerimento n° 380/2018, visto que a resposta encaminhada através do Ofício n° 111/19 não contempla todas as informações e itens elencados naquela oportunidade.
De acordo com o vereador, deve ser informado quando as melhorias serão executadas, como a restauração da fonte em frente ao Banco do Brasil, plantio de árvores em vários pontos da Avenida e a reinstalação das barreiras de concreto em toda a extensão da Avenida Brasil.

Vereador Brayner cobra informações sobre Plano de Arborização no município

Pensando no equilíbrio do meio ambiente para a qualidade de vida da população iguaçuense, o vereador Jeferson Brayner (Republicanos) requereu informações acerca do Plano Municipal de Arborização Urbana de Foz do Iguaçu. Em resposta, por meio do Ofício nº 239/18 a informação foi de que o Plano de Arborização Urbana se encontrava em trâmite de aprovação junto ao Ministério Público, o qual aguardava devolução para possíveis adequações.

Pedido de drenagem e pavimentação no Polo Universitário

O vereador Jeferson Brayner (Republicanos) solicitou cópias do projeto das obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Avenida Fiorino Brol, no bairro Polo Universitário, juntamente com informações sobre a previsão de início das obras. “Essa é uma reivindicação antiga dos moradores. É um importante corredor de ligação entre a Avenida Tancredo Neves e a Avenida João Ricieri Maran. Portanto, torna-se necessário esclarecer o assunto para a população, uma vez que já existe uma placa de divulgação contendo nome da empresa, prazo e valor completo da obra”, disse o vereador Brayner.

Brayner e Celino cobram solução para ponte na Avenida Por do Sol

O vereador Celino Fertrin (PDT) solicitou informações acerca do Ofício n° 1112/2018, de 5 de dezembro de 2018. O documento menciona “que a Secretaria Municipal de Obras estará realizando um levantamento de custos, objetivando a manutenção da referida ponte, visando à substituição dos corrimões e das telas de proteção”.
O pedido já havia sido solicitado pelo vereador Jeferson Brayner (Republicanos) para a manutenção ou reforma da ponte localizada na Avenida Pôr do Sol, na divisa dos bairros Conjunto Libra e Jardim Alice. Acontece que já se passaram onze meses desde a resposta, e a situação ainda não foi resolvida, o que tem gerado muito desconforto a população.

Prestação de contas da Feira do Livro 2019

O vereador Celino Fertrin (PDT) solicitou do Presidente da Fundação Cultural, informações sobre a Feira do Livro 2019, relativamente à prestação de contas.

Requerimento arquivado

Por oito votos a sete foi arquivado o requerimento de autoria do vereador Marcio Rosa (PSD), que solicitava informações do Ministério Público Federal, sobre a existência ou não de procedimentos instaurados para a apuração de irregularidades praticadas pelo Poder Executivo do Município de Foz do Iguaçu no âmbito do transporte escolar, envolvendo recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.