Vereadores aprovam liberação de área para construção de Quartel dos Bombeiros no Distrito Industrial

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/12/2019 15h13

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou um projeto de lei (132/2019) que autoriza doação de imóvel de propriedade do Município ao Governo do Estado do Paraná, na modalidade Doação com Encargos. A área é de 11,3 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Foz do Iguaçu para construção de um Quartel do Corpo de Bombeiros com centro de treinamento e novo posto de bombeiros, vinculado ao 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. O quartel atenderá toda a região e servirá como base de treinamento para os integrantes de todas as unidades do Grupamento.

O Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Vereador João Miranda, comentou a análise do projeto enquanto tramitava nas comissões. “Fomos ao local e esse espaço que será doado aos Bombeiros é de grande importância. Sempre vamos verificar a área, se é de importância e vai ajudar a contribuir com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, afirmou Miranda. Para o vereador Edson Narizão (PTB), o projeto é de grande relevância para a sociedade. “Esse quartel vai ficar em uma área muito boa e eu como vereador do Morumbi fico muito feliz que as coisas estão acontecendo na região”, afirmou o Narizão.

O vereador Elizeu Liberato (PL) ressaltou que “o atual local em que os bombeiros estão instalados a área será revertida ao Município assim que terminarem as instalações no novo local”. Com aprovação da matéria, ela volta a próxima sessão para ser votada em 2ª discussão.

Projeto extingue Bolsa Técnico, mas os serviços serão mantidos

O projeto de lei em discussão na sessão extraordinária de hoje faz alterações na lei que trata do bolsa e bolsa técnico. O projeto de lei altera e revoga dispositivos da Lei nº 4.247/2014. Em atendimento a orientação do Ministério Público, o Município está substituindo por concursados os técnicos inscritos via Bolsa Técnico. O prazo termina em 30 de dezembro de 2019. Com a alteração na lei, a prefeitura está extinguindo a modalidade de Bolsa Técnico e mantendo o Bolsa Atleta.

As providências formais do Executivo pretendem evitar descontinuidade dos serviços nesse período de transição. Para substituição da modalidade, o Município está contratando 100 profissionais da área, via concurso público. A matéria foi aprovada em 1’ª e 2ª discussões na sessão de hoje.