Vereadores aprovam projeto que fortalece equipe de remadoras de sobreviventes do câncer de mama

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/10/2022 14h21

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Os vereadores aprovaram em dois turnos nesta quarta-feira, 05 de outubro, um projeto de lei (145/2022), de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Foz do Iguaçu o “Dia das Remadoras Rosa do Brasil de Dragon Boat”, um movimento internacional para o controle do câncer de mama. A matéria recebeu aprovação plenária e vai à sanção do Executivo.

Diversos integrantes da equipe de canoagem Dragon Boat estiveram presentes no plenário para acompanhar a votação. A criação da data deve reconhecer o trabalho da equipe e fortalecer a luta. A ideia é que seja comemorado anualmente no dia 03 de outubro, mês dedicado ao movimento de conscientização e controle do câncer de mama.

O responsável técnico e fisioterapeuta da equipe Flor de lótus Dragon Boat, Guto Mazine, afirmou “no Dragon Boat remam 22 mulheres sobreviventes do câncer e mama. Trabalhamos a luta contra a depressão, lutamos pela inclusão social. Temos nutricionista, psicólogo, preparador físico. Treinamos no Icli. Estamos agora indo para o primeiro festival internacional, que vai acontecer em Brasília. Serão 450 mulheres no evento”.

A coordenadora da equipe, Regina Chamorro, afirmou que “isso faz parte do movimento mundial que existe desde 1996. São mulheres que sobreviveram ao câncer mama. É um projeto de saúde, de inclusão, também de conscientização a respeito do autoexame”.

O vereador Adnan El Sayed (PSD) pontuou “hoje o propósito é chamar atenção que aqui em Foz existem as remadoras rosas, para aquelas mulheres que estão passando por câncer de mama serem acolhidas e valorizar o trabalho delas”.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS