Vereadores aprovam requerimentos sobre obras, serviços urbanos e saúde pública

por Diretoria de Comunicação última modificação 09/11/2018 12h08
Os requerimentos foram apresentados durante a última sessão ordinária

Na sessão da última quinta-feira foram aprovados 15 requerimentos sobre diversos assuntos como obras, serviços urbanos, emendas impositivas e saúde pública. Um pedido de convocação do prefeito para esclarecimento acerca de declarações dele na imprensa acabou rejeitado pela maioria. Foram oito votos a seis. Os demais requerimentos foram aprovados por unanimidade

Elizeu pede reparos em ponte na Avenida Pôr do Sol

Em abril, o vereador Elizeu Liberato apresentou uma indicação pedindo a reforma de uma ponte na Avenida Pôr do Sol. Segundo a justificativa, a ponte estava praticamente destruída, agravando o risco aos transeuntes que a utilizam, pois, a mesma serve como passagem para estudantes da Escola Estadual Pioneiros. Na última sessão ordinária, o parlamentar reforçou a solicitação, apresentando o requerimento nº 32/2018, que resultou aprovado.

O documento requer informações acerca das medidas implementadas em relação ao pedido de manutenção. De acordo com o vereador, a reforma é urgente, pois prima pela segurança das crianças e moradores do bairro.

Anderson Andrade cobra reposição de calçadas destruídas pela Sanepar

O vereador Anderson Andrade requereu da Gerência Regional da SANEPAR informações sobre a falta de reposição de calçadas e pavimentações após os serviços de implantação de rede de água e esgoto. Um dos serviços foi realizado na Rua Cabo Efigênio Aparecido Viana, esquina com a Rua Harry Shinke, no bairro Jardim Iguaçu. Segundo o parlamentar, vários moradores já apresentaram reivindicações por conta dessa falta de reposição de materiais.

A justificativa do requerimento aprovado na quinta-feira (8) aponta que a Lei n° 4.102/2013 obriga a empresa a realizar os serviços de reposição logo após a execução das obras de implantação, ampliação ou reparos da rede de água e esgoto.

Rosane consegue aprovação de audiência para carga de 30 horas na saúde

Por meio do requerimento 282/2018, a Vereadora Rosane Bonho pede a realização de uma audiência pública para debater a regulamentação da jornada de 30 horas para os profissionais de enfermagem. O objetivo é trazer autoridades, representantes da sociedade civil organizada, do Poder Executivo e de demais interessados, para debater um direito, que segundo a parlamentar, já deveria estar em vigor.

De acordo com as informações apontadas pela justificativa do requerimento, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que a jornada mais adequada aos profissionais da saúde é a de 30 horas semanais, entretanto, muitos profissionais da área estão sobrecarregados e cumprem uma carga horária maior do que a ideal, ocasionando desgaste físico, psicológico e os expõe a erros de procedimentos, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O documento ainda afirma que essa mudança trará mais dignidade e reconhecimento para esses profissionais, visto que médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais já cumprem uma jornada fixa.

Constante queda de árvores em área na KLP traz riscos e preocupa vereadora

Objetivando garantir a segurança e também a padronização no plano de arborização do município, a vereadora Rosane Bonho solicitou aos órgãos competentes as medidas tomadas para a prevenção de quedas de árvores na área verde da região da KLP. Segundo a justificativa, a região possui uma grande área verde com árvores como eucaliptos e grevíleas, e com os fortes ventos registrados nos últimos dias, muitas delas caíram, inclusive sob residências. Por conta desse perigo, a parlamentar pediu urgência na resolução do problema.

Celino fiscaliza processo da coleta de lixo reciclável

O vereador Celino Fertrin está requerendo do Prefeito Municipal cópia do edital de chamamento público referente a concessão de coleta de lixo reciclável à cooperativas. O objetivo é realizar uma análise e verificação das exigências feitas junto as cooperativas para concessão de coleta de lixo reciclável.

Imóveis do município

O vereador Celino Fertrin também conseguiu aprovação de requerimento pedindo informações acerca dos imóveis de propriedade do Município na região central da cidade, apresentando a quantidade, com a descrição e localização de cada um dos imóveis, se estão edificados ou não, bem como indicando qual a utilização dos mesmos. De acordo com o parlamentar, a solicitação atende ao trabalho de fiscalizar o Executivo.

Marcio Rosa questiona fila e pede agilidade em exames de colonoscopia

O número de pacientes na fila para a realização do exame de colonoscopia é o tema do requerimento do Vereador Marcio Rosa, aprovado na última quinta-feira (8). O parlamentar requer que o Executivo encaminhe informações sobre os convênios existentes, com seus respectivos valores; quantidade de exames realizados diariamente e a quantidade de exames no período de 2017 e 2018.

Manutenção asfáltica

Em outro requerimento, também aprovado por unanimidade, o vereador Marcio Rosa solicitou informações da prefeitura sobre medidas adotadas para a manutenção preventiva e corretiva do asfalto no município. A justificativa do documento aponta que a qualidade dos pavimentos impacta diretamente na mobilidade urbana do município e no tráfego de usuários, pois, quando deteriorado, pode resultar em altos custos em reparos. O parlamentar ressalta ainda que uma boa alternativa para solucionar essa problemática, é a selagem de trincas, manutenção utilizada para evitar a infiltração de água, preservando a estrutura do pavimento, e aumentando a vida útil do asfalto.

João Sabino cobra contratação de inspetores, nutricionistas e psicólogos nas escolas

A falta de inspetores escolares, nutricionistas e psicólogos em Escolas Municipais de Foz do Iguaçu motivou o Vereador João Sabino (PATRIOTA) a elaborar o requerimento nº 338/2018, pedindo informações ao Executivo sobre o assunto. Segundo o parlamentar, a presença desses profissionais no ambiente escolar pode auxiliar no combate ao bullying, prevenção da obesidade infantil, entre outros problemas.

Vereador Kako cobra cumprimento das emendas impositivas

Por meio de requerimento, aprovado na quinta-feira (8), o vereador Adenildo Kako solicita ao Prefeito Chico Brasileiro o cumprimento das emendas obrigatórias (impositivas) apresentadas em 2017 pelos vereadores. Os valores foram destinados, por exemplo, para reforma de calçadas, obras em posto de saúde, construção de muro para creche, instalação de parquinhos e melhorias na sinalização na região da Vila C. De acordo com Kako, as informações servirão para esclarecer as reivindicações dos moradores.