Vereadores cobram medidas contra furtos e vandalismo em espaços públicos

por mariafernanda — última modificação 28/11/2019 14h49
O elevado índice de depredação do patrimônio preocupa os parlamentares

Por meio de requerimento aprovado em plenário, o vereador Jeferson Brayner (Republicanos) solicitou do Prefeito Municipal, informações sobre as medidas adotadas pelo município visando a proteção do patrimônio público, visto que o município tem investido no bem-estar da população, reformando postos de saúde, parques, academias ao ar livre e vários outros investimentos. De acordo com o vereador, em razão dos crescentes números de depredação em obras recém-inauguradas, como no posto de saúde da Vila Yolanda e o parque infantil adaptado do bairro Morumbi, torna-se necessário saber quais medidas estão sendo tomadas para a proteção desses bens.

Ainda pensando nos gastos que o município está tendo que arcar, devido aos atos de vandalismo em espaços públicos, Jeferson solicitou ainda, informações acerca dos custos com reparos e reposições oriundos de vandalismos em imóveis e equipamentos públicos, com um relatório no período compreendido entre o mês de janeiro de 2018 até outubro de 2019.

Combate aos maus tratos de animais

O vereador Jeferson Brayner também solicitou, via requerimento, informações acerca das campanhas municipais para conscientizar a população sobre a importância do combate aos maus tratos contra animais, indicando as ações adotadas sobre o assunto.

Obras no Jardim Panorama e no CMEI João Aquino

Brayner requereu informações acerca das obras no Bairro Panorama, na rua Foz do Areia, devendo encaminhar o cronograma de obras e informações acerca do atendimento contido nas indicações n° 575 e 576/2017, que contemplam a melhoria na sinalização com a implantação de via de mão única e o recapeamento asfáltico. Solicitou também, informações referentes as obras no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI João Aquino, no Jardim Santa Rita, especificando o andamento dos procedimentos licitatórios e encaminhando o cronograma das obras, com a previsão de início das mesmas.

Campanha de conscientização sobre uso da internet

O vereador Brayner requereu informações sobre a existência de projeto ou campanha de conscientização do uso da internet de forma segura na rede pública de ensino do município. Segundo ele, não há conhecimento se a Prefeitura possui algum projeto ou campanha que vise conscientizar e combater os males ocorridos pelo mau uso da internet, pois os alunos precisam entender os riscos que ela trás e os cuidados que devem manter na rede.

Queiroga pede informações sobre a Feira do Livro

O vereador Luiz Queiroga (DEM) requereu do Presidente da Fundação Cultural informações sobre a Feira do Livro que foi cancelada, cópia dos contratos e o valor específico para cada artista/prestador de serviço, valor da multa rescisória relativa ao cancelamento do evento e quebra de contrato para cada artista, e o valor pago em multas por quebra de contrato.

“Se nós tivemos o cancelamento de uma licitação, e tivemos bandas, artistas... eu não acredito que isso ficou barato. São multas rescisórias por quebra de contrato” ressaltou o vereador. Portanto, as informações deverão ser especificas, referentes a cada artista, e a cada prestador de serviço, e o valor total da quebra deste contrato.

Servidores do Centro de Controle de Zoonoses

O vereador Celino Fertrin (PDT) solicitou informações referentes ao pagamento de adicional de insalubridade pago aos servidores lotados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informando se os agentes endêmicos estão recebendo o adicional de insalubridade e, em caso negativo, explicação do porquê do não recebimento.

Marcio Rosa questiona reajuste da tarifa dos ônibus

O vereador Marcio Rosa (PSD) requereu do Diretor-Superintendente do FOZTRANS cópia de planilha de cálculo tarifário que fundamentou o recente reajuste nos serviços de transporte coletivo, informando se atende aos dispositivos contratuais que regem a matéria, informações sobre a quantidade de passageiros transportada diária, mensal e anualmente. Também pediu informações sobre a quilometragem diária e mensal total rodada pela frota da concessionária em todas as linhas atendidas pelos serviços.

Celino pede informações sobre pista de Bicicross

O vereador Celino Fertrin (PDT) requereu informações acerca do Ofício n° 512/2019 – GP, de 12 de junho de 2019, que menciona que a solicitação foi cadastrada e que após aprovação, confecção do projeto e emissão do Estudo Técnico e ART, será emitido oficio para a SMOB para implantação da ondulação transversal na pista de Bicicross do Portal da Foz. Tendo em vista que já se passaram cinco meses da resposta, o vereador pede esclarecimentos referentes a aprovação do projeto, se foi aprovado, solicita-se saber qual a previsão para realização do serviço solicitado.

Assista à reportagem da TV Câmara:

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques