Vereadores concluem hoje agenda em Brasília com saldo positivo para Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 12/04/2019 20h01
Deputados destacaram compromisso para recursos via emendas para o município

A agenda dos vereadores de Foz do Iguaçu em Brasília foi intensa e com resultados positivos. A visita será concluída nesta quinta-feira (11) com a presença do prefeito Chico Brasileiro (PSD) que se juntou à comitiva na capital federal numa articulação política para conseguir recursos para áreas como saúde, esporte, infraestrutura e turismo. Além disso, pediram ajuda dos parlamentares para agilizar o início de obras estruturantes, a exemplo da perimetral leste, a fim de desviar o fluxo de caminhões do centro da cidade e também a 2ª ponte interligando Brasil e Paraguai, devido ao alto fluxo, comércio e relações bilaterais entre os países fronteiriços.

Formada pelo presidente da Câmara Beni Rodrigues (PSB) e mais Anderson Andrade (PSC), Marcio Rosa (PSD), Marcelinho Moura (Podemos) e João Miranda (PSD), a comitiva esteve no gabinete de vários deputados e do senador Álvaro Dias.  Os vereadores já se reuniram com os deputados Diego Garcia (Podemos), Toninho Wandscher (Pros), Ricardo Barros (PP), Nelci Maria Coguetto “Vermelho” (PSD), Luisa Canziani (PTB), Christiane Yared (PR), Evandro Roman (PSD), Boca Aberta (Pros), Sergio Souza (MDB), Sargento Fahur (PSD), Paulo Martins (PSC) e o Senador Álvaro Dias (Podemos). Foram visitas em 15 gabinetes e deputados e senadores.

O Prefeito Chico Brasileiro destacou que foram conversas importantíssimas. “Grandes resultados irão sair dessas reuniões que tivemos. Muitas decisões saem de Brasília, se ficarmos para traz outros municípios levam recursos e Foz fica sem investimentos, por isso é de grande valia a luta da Câmara por recursos para nossa cidade”, declarou o prefeito.

Apoio e compromissos

A articulação política dos vereadores em busca de recursos para construção de uma arena esportiva multiuso, a fim de que o município tenha espaço adequado para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e turísticas, recebeu apoio dos parlamentares, em especial os membros da bancada paranaense na Câmara Federal e do senador Álvaro Dias. O compromisso é viabilizar a obra com recursos da União por meio de emendas orçamentárias.

Além disso, foram levadas outras reivindicações, dentre elas, a necessidade de equipamentos para Hospital Municipal, como de ressonância magnética, que tem alto custo. Outro pedido é a liberação de verbas para reforma de unidades de saúde. Há previsão também de reunião do Prefeito no Ministério da Justiça sobre recursos para implantação de videomonitoramento e participação na reunião com prefeitos e representantes da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas, a respeito da distribuição de royalties.

Visita altamente produtiva

Beni Rodrigues agradeceu a oportunidade de levar as demandas ao parlamento. “A visita foi altamente produtiva porque tivemos condições de expor pessoalmente aos deputados as necessidades e os detalhes com os argumentos de cada projeto. Com isso, vamos conseguir o apoio necessário para liberação dos recursos. Para o orçamento do ano que vem, Foz ganhará muito com a nossa vinda a Brasília,” completou o presidente da Câmara.

“Estamos no último dia dos nossos compromissos aqui em Brasília, participando também do encontro da Confederação Nacional dos Municípios. Estivemos em vários gabinetes em que obtivemos o apoio para que as demandas sejam atendidas e isso passa por esse período de apresentação das propostas e o compromisso dos deputados”, afirmou o vereador Marcelinho Moura.

Anderson Andrade disse que a grande discussão foi no sentido de reservar emendas orçamentárias dos deputados para atender aos projetos de Foz do Iguaçu. “Fizemos uma verdadeira peregrinação aqui em Brasília, fomos muito bem recebidos e obtivemos o compromisso com as nossas reivindicações. O sentimento é de dever cumprido atuando na defesa da nossa cidade”, apontou Anderson.

João Miranda espera conquistas com a viagem à capital federal. "Fizemos várias reivindicações e todos esses compromissos obtidos vão dar resultados positivos”, disse. O vereador Marcio Rosa afirmou que a comitiva está concluindo os trabalhos com grande satisfação. “Fomos muito bem recebidos na Câmara Federal e no Senado Federal. Estamos participando também do encontro nacional da Confederação dos Municípios. Para Foz do Iguaçu vem grandes projetos vindouros. Nesse aspecto, a articulação política que fizemos aqui em Brasília é de fundamental importância para o futuro de Foz do Iguaçu”, concluiu Marcio Rosa.

Veja mais imagens da visita dos Vereadores a Brasília em Fotos do dia: https://bit.ly/2W0SXcy

registrado em: , ,