Vereadores de Foz aprovam projeto para incentivo aos jovens empreendedores

por Alanis Cavalheiro última modificação 04/10/2023 13h29
Proposta pretende valorizar a contribuição dos jovens no crescimento e fortalecimento da economia da cidade
Vereadores de Foz aprovam projeto para incentivo aos jovens empreendedores

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 4 de outubro, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB), que objetiva valorizar jovens empreendedores incluindo no Calendário Oficial do Município o dia que reconhece essa comunidade que luta por espaços no mercado. Amplamente discutida no plenário, a matéria recebeu apoio dos demais vereadores, bem como dos membros do Conselho do Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu – Cojefi; e dos alunos e professores do colégio estadual Flávio Warken, que estavam presentes nesta manhã para conhecer o espaço e funcionamento do Legislativo.

Em justificativa ao projeto, Yasmin afirmou que “os jovens têm demonstrado interesse em iniciar seus próprios negócios, trazendo inovação, criatividade e dinamismo para o mercado”. Dessa forma, o papel deles no empreendorismo é tido como de grande importância para a economia do município. A proponente, em uso da tribuna, pontuou que a Casa de Leis objetiva “ressaltar essas inclusões no calendário oficial de eventos do município porque são oportunidades e formas de valorizar as organizações.

Além de ser um projeto que tem como objetivo principal incentivar o jovem empreendedor iguaçuense, também coloca para os [demais] jovens que empreender é uma opção e precisa ser lembrada”. Yasmin, que já foi uma jovem empreendedora no ramo de eventos, conta que ainda há muita desconfiança por parte do público e uma grande resistência em oportunizar destaque aos jovens empreendedores, que precisam de uma chance para alavancarem os próprios projetos.

Com falas de diversos vereadores, foram destacadas as barreiras que jovens encontram em diversos âmbitos e a necessidade de enfrentá-las, encorajando instituições como o Cojefi, que contribui para reduzir estatística brasileiras quanto aos pequenos negócios que não crescem por falta de abertura. O projeto foi votado em dois turnos, agilizando os tramites para que seja encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Demais matérias

Na sessão dessa quarta, entraram para tramitação três novos projetos e foram aprovados três requerimentos de autoria do presidente João Morales (União Brasil); entre eles a proposta de audiência pública para apresentação de indicadores da gestão municipal. Na pauta, também estavam previstas 49 indicações, que podem ser visualizadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL.

Também foram aprovadas nessa quarta: a emenda modificativa ao Substitutivo ao projeto que regulamenta o sistema de transporte e prestação de serviços através de motocicletas (Lei dos Mototáxis); a inclusão do “Arraiá do Colégio da Polícia Militar” no Calendário do Município; o Título de Cidadão Honorário ao senhor Geraldo Evangelista de Souza Júnior; a emenda ao projeto de lei que “Cria o projeto Bombeiro Mirim e dá outras providências”; e as emendas supressiva e modificativa ao projeto que “Estabelece diretrizes para a proteção e atenção integral aos órfãos do feminicídio em Foz do Iguaçu”.

Em consenso com a autora do projeto, a vereadora Anice Gazzaoui (PL) pediu vistas ao projeto que estabelece normas para desembarque de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida no transporte coletivo, proposto pela vereadora Yasmin Hachem. A proposta é ampliar o debate de forma que o trabalho venha ao encontro das diversas políticas públicas que estão implementadas em prol da comunidade.

MAIS FOTOS DA SESSÃO