Vereadores de Foz fiscalizam a saúde e exigem melhorias

por mariaeduarda — última modificação 20/03/2019 10h03
Elizeu Liberato, Celino Fertrin e Inês Weizemann apresentaram requerimentos sobre o setor.

Dentre os temas apresentados na sessão de terça-feira (19), a saúde foi destaque no debate entre os vereadores. As informações ajudarão com projetos e melhorias para toda a população de Foz do Iguaçu. Atendendo aos questionamentos e reivindicações da população, Elizeu Liberato (PR), Celino Fertrin (PDT) e Inês Weizemann (PSD) apresentaram requerimentos para informações sobre exames, especialidades oferecidas e o direito a acompanhante nos hospitais.

Elizeu apresentou proposição em defensa dos servidores, que pedem o auxílio-refeição nas UPA’s no mesmo valor que é pago pela empresa atualmente. Dessa forma, pretende garantir autonomia para os servidores escolherem as refeições diárias sem aumentar custos para o Município. Segundo o vereador, há reclamações em relação ao alimento servido atualmente.

Após ouvir reclamações da comunidade durante ação de fiscalização, o vereador Celino requereu do Prefeito Municipal informações acerca do direito à acompanhante dos usuários do sistema de saúde municipal e sobre o horário de funcionamento da aparelhagem de Raio-X das UPA’s João Samek e Dr. Walter Cavalcanti Barbosa.

Já a vereadora Inês Weizemann (PSD) também requereu informações relativas a exames e especialidades contratadas pela Secretaria Municipal de Saúde e de eletroencefalograma na rede pública no Município. De acordo com a vereadora, a população vem reclamando e por meio da proposição ela está requerendo providências. Com a aprovação, o prazo para resposta dos requerimentos apresentados pelos vereadores é de 30 dias.

Veja mais detalhes na reportagem da TV Câmara.