Vereadores discutem com CCZ situação da dengue em Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/05/2021 11h05

Os Vereadores receberam o coordenador do Programa de Vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu, Jean Rios, para explanar sobre a situação da dengue no município. Na oportunidade, ele defendeu que os parlamentares busquem em conjunto com município a implementação de novas metodologias para controle da doença em Foz.

Durante a exposição, alguns vereadores questionaram a respeito de terrenos na cidade que além de serem vazios urbanos, por vezes acabam sendo foco da doença; abordaram também a necessidade de sensibilização para que as pessoas colaborem com as equipes de saúde.

Além disso, Jean Rios expôs alguns avanços no controle, como que “desde 2017 é possível o ingresso forçado a qualquer residência desde que represente risco à saúde pública”. Ele também falou a respeito do índice de infestação predial. Segundo Rios, “a cada 100 armadilhas, em 20 foram capturadas fêmeas do mosquito”. Ele falou também que o Fumacê é complementar, restrito à epidemia, e que o inseticida depende de distribuição do Ministério da Saúde”.

Uma preocupação abordada por Jean Rios foi de Foz além da dengue conta a presença de outra doença também transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a chikungunya. Rios disse que “o controle dessas doenças também precisa de novas tecnologias”.