Vereadores Kalito e Edivaldo vão representar a Câmara no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte

por Diretoria de Comunicação última modificação 15/03/2021 14h04

Os Vereadores Kalito Stoeckl (PSD) e Edivaldo Alcântara (PTB) foram designados, pelo Presidente do Legislativo, Vereador Ney Patrício (PSD), a representar o Poder Legislativo junto ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Foz do Iguaçu. Os nomes foram escolhidos a partir da experiência de cada vereador. O Vereador Kalito, foi um dos responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e conhece bem do assunto. E, o vereador Edivaldo traz sua bagagem e conhecimento de sua própria experiência no transporte público municipal, bem como as demandas da categoria.

Ambos os parlamentares ressaltaram que “a Câmara está preocupada em ocupar esses espaços que são de direito. E lá é o local de discussão e de onde saem diversas proposições”. O Vereador Kalito Stoeckl (PSD) memorou que quando era chefe de gabinete do Executivo participou ativamente da construção do plano de mobilidade urbana. “Quando eu era chefe de gabinete, o Prefeito me incumbiu de organizar o grupo de discussão para trabalhar na elaboração do Plano de Mobilidade. A lei 12.587/2012 falava que os municípios eram obrigados a elaborar, planejar e executar o plano de mobilidade. E, quem não executasse isso impactava no município porque seriam cortados os recursos do então Ministério das Cidades. Conseguimos fazer convênio com PTI para chamar vários atores para elaboração do plano. Chamamos órgãos públicos que têm envolvimento direto com a mobilidade e também chamamos ONGs e entidades privadas. Conseguimos elaborar o plano, foi protocolado um documento robusto no Ministério das Cidades, inclusive foi um plano maior do o Ministério preconizava, porque temos toda a questão do turismo em Foz. Esse plano precisa ser acompanhado e revisto a todo momento porque a cidade se transforma, então também vamos acompanhar isso no conselho”.

O Vereador Edivaldo Alcântara (PTB), que conhece afinco a realidade do transporte, uma vez que é trabalhador do setor há algum tempo, também pontuou “fico feliz em fazer parte do Conselho, a gente que conhece a fundo o transporte em Foz, que está a beira de um colapso, sabemos como está a situação. Vamos buscar fazer o melhor para o transporte público da cidade, para que possamos dialogar e discutir melhorias para o setor, a fim de que traga mais conforto, mais qualidade de vida, não somente para o usuário, mas também para quem visita nossa cidade”.