Vereadores mirins aprendem sobre funcionamento do setor legislativo

por mariaeduarda — última modificação 20/09/2019 10h32
A primeira fase do projeto Parlamento Jovem contou com a presença dos vereadores da Casa

Depois da posse, ocorrida no dia 03 de setembro, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, os vereadores mirins do projeto Parlamento Jovem seguem com as atividades conhecendo o funcionamento interno do Legislativo. Na sexta-feira (13) ocorreu reunião de instrução para o desempenho das funções. Servidores do setor legislativo ensinaram como acontece a tramitação de projetos e outras proposições desde a ideia, passando pela formatação, justificativa e protocolo até a aprovação e o restante do caminho até se tornar lei.

Acompanhados pela professora de história, Karina Mendes Reis, os alunos do Colégio Sesi Nacional tiveram conhecimento de todos os processos burocráticos que envolvem o regimento interno da casa, entendendo o que são Emendas, Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei. Desta forma eles poderão formular proposições, que posteriormente serão apresentadas em uma Sessão Simulada, a ser realizada no dia 04 de outubro de 2019.
Para dar suporte aos novos vereadores, servidores responsáveis pela parte técnica e funcional dos projetos da Casa, exemplificaram os moldes e funções de cada pedido feito por vereador, que tem as propostas analisadas pela Assessoria Legislativa e depois encaminhadas a Diretoria de Assuntos Legislativos. As representantes desses setores se colocaram à disposição dos adolescentes para eventuais dúvidas e auxílio no desempenho do cargo.
O Deputado Estadual Nelson Luersen compareceu à reunião, onde pôde conversar com alunos, explicar melhor como é a vida de um legislador, quais as metas, objetivos e compromissos com a população. Também compareceram os vereadores Celino Fertrin (PDT), Anice Nagib Gazzaoui (sem partido), Edson Narizão (PTB), Jeferson Brayner (Republicanos), João Miranda (PSD), Rogério Quadros (PTB) e o presidente da Casa de Leis, Beni Rodrigues (PSB).

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques

Assista a reportagem da TV Câmara: