Vereadores participam da prestação de contas da Secretaria de Saúde

por Diretoria de Comunicação última modificação 29/05/2020 18h36

A prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2020 da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, na Câmara Municipal. Vereadores participaram de maneira virtual, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O vereador Celino Fertrin (PODEMOS), Presidente da Comissão Mista da Casa de Leis, pontuou que “há uma preocupação em função de que existe uma concentração muito grande no combate a pandemia da covid-19. E, muitos investimentos sendo feitos. Estamos com 33% de investimento do orçamento do município na saúde e não está sendo feito atendimento em consultas, exames e cirurgias eletivas. Isso nos preocupa porque há uma concentração do orçamento e também a vinda de recursos federais, estaduais. Penso que muito atendimento poderia estar sendo feito neste período”, disse Fertrin.

O vereador Elizeu Liberato (PL) ponderou afirmou que “é importante a população e os vereadores terem esse conhecimento. Somos fiscalizadores do Poder Executivo. Com isso, podemos indagar, fazer requerimentos, tomar conhecimento para fazermos a fiscalização”.
A vereadora Anice Gazzaoui (PL) afirmou: “Acompanhamos atentamente. Vamos confrontar com os documentos que nós temos e posteriormente vamos pedir informações para a Secretaria porque tem algumas coisas que para nós não ficaram claras”.

O Secretário Municipal da Saúde, Nilton Bobato (PMDB), destacou que . “o Município, a Secretaria Municipal de Saúde, os sevidores da saúde, a equipe toda continuou atendendo a população dentro dos limites diante da pandemia mas os serviços do município continuaram sendo realizados. Quando comparamos que, apesar da pandemia, a quantidade de exames e consultas eletivas foi maior em comparação ao primeiro quadrimestre de 2019, significa que o município fez a lição de casa direito durante o ano e pode enfrentar uma pandemia. Vários avanços tiveram de ser interrompidos, mas diante da situação instalada, consideramos muito positivo o balanço".

Demais vereadores também participaram da audiência, dentre eles: Celino Fertrin (Podemos), Elizeu Liberato (PL), Inês Weizemann (PL), Jeferson Brayner (PSD), Nanci Rafagnin Andreola (DEM), Anice Gazzaoui (PL).