Vereadores pedem estruturação de plano de carreira dos servidores do turismo

por Diretoria de Comunicação última modificação 09/03/2022 14h33

Na sessão desta quarta-feira, 09 de março, foi aprovado um requerimento (290/2022), da vereadora Anice Gazzaoui (PL), que cobra ao Executivo estruturação de plano de cargos e carreiras dos servidores da secretaria de turismo de Foz. Segundo a parlamentar, que já esteve em diálogo com a prefeitura, o gestor do município se mostrou solícito em atender a demanda desses trabalhadores que aguardam há anos.

A vereadora Anice (PL) foi à tribuna defender avanços para a categoria. “Depois de várias reuniões, estamos chegando a um momento importante. Nós sabemos que mais de 50% de Foz sobrevive diretamente do turismo. Hoje estamos com diálogo aberto com Executivo e agora precisamos dar andamento e avançar. Como presidente da comissão de turismo da Casa, precisamos pensar nele como um todo, é necessária a valorização dos servidores. Sabemos que quando apresentamos o Foz conhecendo Foz no momento de pandemia, quanto esses profissionais fizeram. Essa secretaria tem lutas que não só internas, eles estão buscando direitos nossos, de cidadãos de Foz. Por isso que sempre continuaremos lutando”.

O presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD), também ponderou a importância do reconhecimento dos trabalhadores da área que é carro-chefe da economia do município.  “Esse grupo de servidores têm há muito lutado e não tem conseguido avançar no plano de carreiras. O Executivo precisa dar uma atenção maior. A atenção ao turismo, inclusive traz recursos para o município. O próprio trabalho deles traz recursos para tal.

O servidor Lourenço Kuerten, que estava no plenário acompanhando a discussão, comentou que a “a luta é antiga. Já tivemos tentativas com gestões anteriores de implementação do plano, mas nunca conseguimos avançar nisso”.

O requerimento pede também que o município encaminhe o estudo de impacto financeiro que a concessão de referência irá causar na folha de pagamento do município e anexas os estudos que embasem as decisões sobre o referido aumento.

O vereador Kalito (PSD) também contribuiu para a discussão, memorando “acompanhei essa briga justa, por uma causa que nem sei por qual motivo ainda não estamos tratando disso. Essa é uma medida administrativa necessária para viabilização de políticas públicas relativas ao turismo”.  Com aprovação do requerimento, a Câmara fica aguardando retorno oficial do Executivo.