Vereadores prestigiam lançamento da 14ª Feira Internacional do Livro

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/09/2018 14h28
Dentre os nomes confirmados estão a escritora Conceição Evaristo e os cantores Zezé Motta e Arnaldo Antunes

Homenageando Carolina Maria de Jesus, importante escritora negra do Brasil que deu voz e abriu espaço para outros escritores que tinham sido preteridos na literatura brasileira e posteriormente ganharam alguns cenários literários importantes do país, a 14ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu foi lançada na manhã desta segunda-feira, 03 de setembro. O evento contou com a participação dos vereadores Celino Fertrin e Rosane Bonho, representando o Legislativo.

Também prestigiaram o lançamento o prefeito Chico Brasileiro; Fernando Lima Secretários de Educação; Elsídio Cavalcante, da secretaria de Planejamento; Gilmar Piolla, da pasta de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos; Fernando Martins, Diretor da Unioeste Foz do Iguaçu, Osiel Silva do Sesc e demais parceiros e apoiadores como Unila e PTI.

A Feira do Livro este ano passa a compor, junto com a Semana Literária do Sesc e da Primavera Universitária da Unioeste, as atrações do I Festival Literário de Foz do Iguaçu, com a realização também da 37ª semana Literária do Sesc, 3ª Feira internacional do Livro Universitário e Jopefoz.

A cerimônia de lançamento teve início com a artista Yoná Castilho contando um pouco sobre a vida, obra e história da escritora Maria Carolina de Jesus e a respeito da simbologia de homenageá-la, tanto para a cidade, quanto para a literatura e cultura do país, que infelizmente hoje passa um por um triste momento com o incêndio do Museu Nacional (Rio de Janeiro), ocorrido na noite do último domingo (02/09). Museu esse que completou 200 anos de história em 2018 e contava com acervo de 20 milhões de peças.

O Diretor-Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, destacou que “a Feira e os eventos que acontecerão em conjunto formam um mês literário no município. Estamos experimentando o turismo cultural em Foz, algo que tem dado muito certo”. Além disso, Juca agradeceu às demais secretarias e também à Itaipu que tem sido parceiras nos projetos culturais.

A vereadora Rosane Bonho, única mulher compondo a mesa de autoridades do lançamento, falou sobre Carolina de Jesus e sobre a Conceição Evaristo, também escritora negra, a qual recentemente disputou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, mas não foi eleita, apesar do abaixo assinado e toda a comoção que sua candidatura causou no país.

“Fico muito feliz por este ano a feira homenagear uma autora negra, que junto com outros foram esquecidos neste país. Quando conversei com Waldson, servidor da Câmara, ele me recomendou o livro “Quarto de Despejo” de Maria Carolina. Fui correndo até a livraria e comecei a ler a obra. Posso afirmar com toda certeza que estou dentro do livro”, destacou Rosane.

O Vereador Celino Fertrin, 1° vice-Presidente da Casa, também marcou presença e enfatizou que “o Legislativo é parceiro em ações de literatura e incentivo à leitura e educação. Que eventos como esse aconteçam sempre, independente de gestão, no município”.

Dentre as atrações já divulgadas da Feira é show de Zezé Motta, cantora e sambista, o cantor Arnaldo Antunes também marca presença, a escritora Conceição Evaristo, Tom Farias, que escreveu a biografia da homenageada da Feira, bem como uma das filhas de Carolina Maria de Jesus.

Carolina Maria de Jesus

Autora de “Quarto de Despejo”, livro publicado em 1962, que a consagrou na literatura brasileira e foi traduzido para 13 idiomas, em mais de 40 países. Maria Carolina, mineira, falecida em 1977, viveu grande parte da sua vida na Favela do Canindé (São Paulo). Carolina recebeu o auxílio do jornalista Audálio Dantas ao escrever sua importante obra. A autora foi memorada na Festa Literária de Paraty (FLIP) de 2018 em um diálogo em que estavam em uma das casas parceiras, Tom Farias e Conceição Evaristo.  (Texto com informações do servidor e apoiador da cultura do município: Waldson de Almeida Dias)

A 14ª Feira Internacional do Livro acontece entre os dias 16 a 23 de setembro.

Local: Complexo Bordin, Avenida JK (em frente à loja Universal Auto Center).

Semana Literária do SESC, acontece entre os dias 17 a 21 de setembro, também no Complexo Bordin.

Primavera Universitária da Unioeste, de 24 a 28 de setembro, no campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, na Av. Tarquínio Joslin dos Santos, Jardim Universitário.

Clique aqui para mais fotos do Lançamento