Vereadores propõem estudo sobre criação de auxílio moradia para vítimas de violência doméstica

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/03/2021 12h45
Vereador Kalito, com apoio da Bancada Feminina, quer que o Executivo estude viabilidade de implantação do benefício

O vereador Kalito Stoeckl convidou as vereadoras Protetora Carol Dedonatti, Anice Gazzaoui e Yasmin Hachem, integrantes da Bancada Feminina na Câmara Municipal, para que subscrevessem indicação requerendo que o prefeito determine a realização de estudos no sentido da criação de eventual auxílio moradia para as vítimas de violência doméstica. “É uma maneira de essas mulheres recomeçarem a vida, longe do agressor”, justificou o vereador Kalito.

No entendimento dos parlamentares, a medida se faz necessária devido à grande dependência econômica de maioria das vítimas de maus tratos pelos companheiros, que muitas vezes, por não terem para onde ir, permanecem no mesmo espaço que o agressor. “Ficamos felizes com a sensibilidade do colega, tanto pela iniciativa de fazer o requerimento quanto por nos convidar para entrar nessa luta”, afirmou a vereadora Anice.
Independência – A rede de proteção que inclui diversas secretarias municipais, forças policiais, Ministério Público e até a Justiça tem dado apoio a essas mulheres. A Secretaria de Assistência Social mantém uma casa onde as mulheres e seus filhos podem ficar até 12 meses, mas as vagas nem sempre são suficientes para atender à demanda e essas vítimas têm necessidade de recomeçar suas vidas num lar, com seus filhos. “Elas vão se sentir abrigadas, seguras e com novas perspectivas tendo um espaço para morar”, complementou a vereadora Carol Dedonatti.

A garantia de ter um auxílio para buscar um novo endereço também terá o poder de incentivar a delação deste tipo de crime, que hoje é sabidamente subnotificada. “A violência doméstica precisa ser extirpada da sociedade. Uma mulher não pode ser agredida justamente pela pessoa que deveria lhe proteger e dar amor”, concluiu a vereadora Yasmin.

Foto e texto: Assessoria de Imprensa Bancada Feminina

registrado em: ,