Vereadores questionam o Executivo sobre o projeto “Vaca mecânica”

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/02/2021 09h49

Um requerimento (26/2021) do Vereador Alex Meyer (PP), aprovado na sessão desta terça-feira (09/02), pede ao Executivo informações sobre o funcionamento do Núcleo de Nutrição e Alimentos – “Vaca Mecânica”. O projeto trata-se da produção de pães e sucos de soja que reforçava e enriquecem a merenda servida nas Escolas, Cmeis, além dos Centros de Convivência, postos de saúde, hospital famílias cadastradas e instituições de cunho social.

O Vereador Alex Meyer (PP) destacou. “Esse projeto fornecia pães às escolas e outras entidades de cunho social. A produção diária chegou a ser de 33 mil pães e entre 15 a 18 mil saquinhos de suco de soja. Temos um alto número de desemprego na cidade, a pandemia também trouxe muita pobreza para as famílias. A questão desse projeto traz muitos benefícios, porque certamente vai contribuir com essas pessoas. Que possamos somar forças e melhorar ainda mais esse projeto”. O Vereador Jairo Cardoso (DEM) pontuou. “Essa também era uma das minhas propostas, buscar pela reativação da vaca mecânica”.

No requerimento, o Vereador pontua as dificuldades financeiras pelas quais muitas famílias passam neste momento, principalmente com os revéses da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. A respeito disso, o Vereador Galhardo (Republicanos) acrescentou. “Essa é uma pauta excelente, ainda mais neste momento em que as famílias passam por grandes dificuldades financeiras. Fundamental essa distribuição que era feita nas escolas, nos centros de convivência dos idosos. Outro ponto necessário é dar encaminhamento é a escola de formação em panificação”. O Vereador Dr. Freitas (PSD) também pontuou. “As pessoas bem alimentadas aumentam a imunidade e reduz a carga nos postos de saúde e a saúde custa muito mais caro do que um pão e suco de soja, por exemplo”.

O Vereador Kalito (PSD), líder do governo no Legislativo afirmou. “Os pães estão sendo fornecidos principalmente na época de pandemia. São 8 mil pães por semana que estão sendo feitos, chegamos a 32 mil pães aproximadamente por mês”. O Vereador Rogério Quadros (PTB) disse. “Em 2018 eu já fiz um requerimento sobre o mesmo assunto. É de fundamental importância que continuem com o trabalho feito pela Secretaria de Educação”. O requerimento foi aprovado e será encaminhado ao Poder Executivo, do qual fica aguardando resposta oficial.