Vereadores questionam UTI pediátrica na rede municipal de saúde em Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 01/07/2021 13h49

Um questionamento que surgiu na sessão desta quinta-feira, 1° de julho, foi a respeito da UTI pediátrica. O vereador João Morales (DEM) e a vereadora Yasmin Hachem (MDB) entraram com um requerimento (284/2021) cobrando do Executivo quais providências serão tomadas caso seja necessária utilização dessa estrutura, principalmente neste momento de pandemia, já que a rede municipal não tem UTI própria.

Um dos proponentes, vereador João Morales (DEM), se posicionou na tribuna da Casa. “Antes havia um convênio com um hospital, mas parece que venceu o contrato. Nosso questionamento é qual procedimento será adotado. Não podemos deixar acontecer alguma situação para depois correr atrás. As escolas iniciaram de forma híbrida”.

“Sabemos que as escolas voltaram, de forma híbrida. Mas, estão expostas. Então, precisamos levantar essa situação”, acrescentou o parlamentar. A questão da volta às aulas e aumento da exposição de crianças também foi pontuada. “Já era uma preocupação nossa a UTI pediátrica quando o contrato do estado com Hospital venceu e não se sabe por qual motivo não foi renovado. Estamos debatendo as vidas que estão em jogo com o retorno presencial das aulas. Não termos UTI pediátrica me aterroriza”, ressaltou a vereadora Yasmin Hachem.

“É de extrema importância debater a saúde pública e Foz tem uma história conturbada em relação à saúde. O hospital é municipal só no nome, porque ele é na verdade regional, atende todos os municípios da regional. Quando colocamos um paciente na central de leitos e não há vagas, as buscas são feitas em todo estado e o hospital municipal está incluído nisso. Deve haver um debate sobre a questão bipartite e tripartite. A importância de se debater e se ter como referência uma UTI pediátrica é extrema. Temos de ter a segurança de termos recursos financeiros e profissionais”, ponderou a vereadora Anice Gazzaoui (PL). O requerimento foi aprovado pelo plenário da Casa e será encaminhado ao Poder Executivo.