Vereadores reforçam insatisfação da população com o transporte e cobram providências

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/07/2020 15h32
Requerimento aprovado na Câmara pressiona e exige atitude do Poder Executivo

Foto: PMFI/AMN

A Câmara Municipal voltou a “bater na tecla” da necessidade urgente de providências por melhorias no transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu. As constantes reclamações do serviço prestado pelo Consórcio Sorriso têm motivado reiteradas manifestações e proposições formais dos vereadores. Na sessão desta terça-feira, 14 de julho, outro requerimento sobre o assunto foi discutido, buscando informações da prefeitura sobre a viabilidade de transporte alternativo durante da pandemia.

O requerimento 259/2020, de autoria do vereador Rudinei de Moura (Patriota), solicita ao Prefeito informações acerca do funcionamento do transporte público e transporte alternativo durante a pandemia. A proposição pede informações sobre se houve orientação para empresa e motoristas para que não seja permitida entrada de pessoas acima da capacidade permitida e se essa orientação aconteceu que sejam encaminhados os registros fotográficos.

Em caso de resposta negativa sobre isso, que os funcionários fossem orientados com urgência informando também a previsão para quando isso iria ocorrer.

Transporte alternativo

A respeito do transporte alternativo, o requerimento questiona se será disponibilizado algum tipo de transporte alternativo para população ou se vai haver aumento da frota para que as pessoas não sejam prejudicadas com a lotação do veículo. Além disso, o requerimento também indaga a respeito de quais medidas são adotadas quando é constatada lotação acima da capacidade permitida.

Também questiona, qual o procedimento adotado com as pessoas que pagaram passagem, entrar no veículo e são retiradas dele quando fiscais atestam que a capacidade está acima do permitido. O requerimento foi aprovado pelos vereadores e encaminhado para o Executivo, do qual aguarda retorno. Em outras iniciativas os vereadores já apresentaram requerimentos e moções de repúdio ao transporte coletivo e pedindo o imediato rompimento do contrato, ato que por força de lei, só pode ser adotado pelo prefeito ou por ordem judicial.