Vereadores reivindicam crédito e renda mínima para os guias e motoristas de turismo

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/05/2020 13h31

Um dos segmentos mais afetados pela crise em virtude da pandemia do novo coronavírus são os trabalhadores do turismo. Eles buscam apoio da Câmara para um auxílio emergencial para guias e motoristas do turismo. São cerca de 950 profissionais impactados severamente com a suspensão das atividades. Por meio de uma iniciativa do vereador Márcio Rosa (PSD) com apoio da vereadora Nanci Rafagnin Andreola (DEM), da Comissão de Turismo, representantes dos guias foram ouvidos pelos vereadores por meio de videoconferência.

Os profissionais reclamam que não conseguiram liberação da linha de crédito, devido ao processo burocrático. Eles estão parados há 60 dias e estão fazendo algumas mobilizações, pois estão sem renda com a paralisação do turismo. Após o pronunciamento dos representantes, um ofício assinado pelos 15 vereadores e encaminhado ao Prefeito pedindo que ele encaminhe um projeto concedendo nova linha de crédito com carência mínima de 12 meses para os trabalhadores ligados direta e indiretamente ao setor de turismo do município.

Os Vereadores Anice Gazzaoui (PL) e Celino Fertrin (Podemos) solicitam estudos ao Executivo sobre a possibilidade de implementar uma renda mínima a esses trabalhadores.
“Estamos apresentando um pedido para o Executivo estudar um projeto de renda emergencial para os guias do turismo”, destacou a Vereadora Anice Gazzaoui (PL). “É um momento de estendermos a mão. Colocamos uma condição de um salário mínimo para esses trabalhadores terem apoio financeiro para sua sustentabilidade familiar”, afirmou o Vereador Celino Fertrin (Podemos).