Vereadores repercutem na Câmara as reclamações na saúde e pedem providências

por mariafernanda — última modificação 19/06/2019 13h35
Os pedidos visam fiscalizar o funcionamento das unidades

Durante a sessão ordinária da terça-feira (18) foram apresentados 12 requerimentos, que abordaram temas como saúde, obras e prestações de contas. Boa parte dos vereadores pautou a saúde do município, com foco no atendimento prestado aos pacientes da rede pública e também a infraestrutura e condições estruturais das unidades de saúde, incluindo as de Pronto Atendimento. As reclamações da população repercutem no Legislativo que por meio de requerimentos levantam as informações oficiais e cobram soluções.

O vereador Adenildo Kako (Podemos) solicitou informações sobre a reforma em andamento na Unidade Básica de Saúde – UBS – da Vila C, especificando como está sendo fiscalizada, tendo em vista que após visitas ao local, verificou-se que os revestimentos estão sendo assentados sem o picote da parede, por cima da pintura, o que reduz a vida útil. Diante disso, ele requer informações quanto a empresa, se está adotando esta prática em toda a reforma e se o fiscal está vistoriando a obra para impedir que isso aconteça, preservando o patrimônio público.

O vereador disse que foi até a Secretaria de Obras e Planejamento para ver quem é o fiscal daquela obra, e algumas informações passadas a ele não condizem com o que está sendo aplicado no local, por isso, solicitou maiores informações.

Falta de médicos nas UPAs

Citando a situação delicada na saúde do município, o vereador Celino Fertrin (PDT) requereu informações acerca dos médicos que prestam atendimento nas Unidades Pronto Atendimento (UPA’s), esclarecendo quais qualificações são necessárias para atuar em uma UPA, se há obrigatoriedade de capacitação específica e se o município oferece tais cursos ou treinamentos aos médicos para atuarem nas unidades.

A vereadora Inês Weizemann (PSD) apontou reclamações de demora e mau atendimento a paciente vítima de trauma, fato que teria ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento João Samek. Ela requereu informações sobre a escala dos profissionais que estavam trabalhando no turno compreendido entre as 19h do dia 07 até às 7h do dia 08 de junho. Ao visitar a unidade, a parlamentar ouviu outras reclamações, como falhas na comunicação, motivando tal requerimento.

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) pediu informações acerca do acompanhamento médico, do tratamento e das medicações fornecidas pelo Sistema Único de Saúde do Município para pessoas portadoras de Epilepsia e ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica. Os questionamentos da vereadora são quanto a medicação usada, quem faz a análise de quais medicamentos o município deve adquirir, de onde vem a verba para tais medicamentos e quantos casos da doença existem em Foz do Iguaçu.

Buscando um atendimento de qualidade para a população, o vereador Marcio Rosa (PSD) solicitou informações sobre o funcionamento da Unidade Básica de Saúde – UBS – Morumbi II, com relação de médicos e especialidades que atendem na unidade com escala de trabalho, número de atendimentos realizados por médicos, discriminado por dia, de janeiro de 2018 a junho de 2019. Além disso, ele solicita também um relatório dos lotes de vacinas disponíveis, de produtos básicos para o funcionamento da unidade e de manutenção predial.

Cargos de chefia na saúde

Afim de fiscalizar e acompanhar as nomeações que acontecem no município, a vereadora Inês Weizemann solicitou informações sobre os cargos de chefia nomeados na Secretaria Municipal da Saúde. Pediu especificamente os nomes de diretores, chefes de divisão e coordenadores nomeados, locais de trabalho, valores de gratificações pagas, datas de nomeações, carga horária, quantidade de diretores, divisões e coordenações e se ainda existe algum setor sem nomeação.

A vereadora Inês também solicitou envio de convite aos diretores dos Hospital Municipal Padre Germano Lauck e Hospital Ministro Costa Cavalcanti e aos coordenadores do SIATE e do SAMU de Foz do Iguaçu para que compareçam à Câmara Municipal no início da 1ª Sessão Ordinária do mês de julho, a partir das 9h, com o objetivo de prestar informações sobre a saúde pública municipal e sobre os atendimentos de urgência e emergência do SIATE e do SAMU.

Assista a reportagem da TV Câmara:

registrado em: ,