Vereadores requerem farmácia 24 horas nas UPAs de Foz do Iguaçu

por welyton — última modificação 14/02/2019 13h09
O tema esteve presente na pauta desta quinta-feira (14) e foi aprovado pela Casa.

Em mais uma sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira (14), uma nova série de requerimentos com temas relevantes para o desenvolvimento do município foram aprovados pelos parlamentares da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

Horário de funcionamento das farmácias

O vereador Celino Fertrin (PDT) solicitou informações sobre a existência de algum projeto para que as farmácias localizadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município fiquem abertas 24 horas para atendimento dos usuários. Atualmente os horários são reduzidos causando transtornos para a população. A situação fica ainda mais complicada nas madrugadas e fins de semana ou feriados, por exemplo, porque as outras unidades com serviço de farmácia estão fechadas.

Os cidadãos atendidos nas UPAs em determinados horários são obrigados a buscar remédios em outros locais no dia seguinte ou dependendo da urgência acabam desembolsando valores para aquisição de medicamentos. A sugestão é que sejam contratados servidores ou serviço de mão de obra para ampliar o atendimento 24 horas, pois as UPAs funcionam ininterruptamente.

Contratos com empresas funerárias

Por meio do requerimento nº 336/2018, o vereador Adenildo Kako (PODEMOS) cobra do Executivo as cópias dos contratos firmados entre a Prefeitura e as empresas funerárias que operam no município. Segundo o parlamentar, o objetivo é averiguar a lisura dos contratos firmados e também verificar se existe no contrato a necessidade de construção de muro em torno das capelas mortuárias

Programa Bolsa Técnico

O requerimento apresentado pelo Vereador Marcio Rosa (PSD) pede informações sobre a quantidade de técnicos e professores contratados, onde estão alocados, qual a carga horária diária e em quais projetos estão capacitados a atuar.

Com as informações, o vereador pretende atender a uma reivindicação da comunidade da Sul Associações, que solicita a disponibilidade desses profissionais para que as crianças e adolescentes possam ser atendidos no contraturno escolar.

Quadro de funcionários

O vereador Anderson Andrade (PSC) solicitou ao Executivo as informações acerca do cumprimento do Decreto n° 24.064/2015, que determinava, até o ano de 2018, a inclusão de ao menos duas aulas de 50 minutos da disciplina de Educação Física na rede municipal de ensino para as turmas de Ensino Fundamental I e até 2020 para as turmas de Educação Infantil. Além disso, o parlamentar também solicita a quantidade do quadro de profissionais de Educação Física.

Em outro requerimento, Anderson cobra também a quantidade de funcionários para o setor da saúde. O objetivo é analisar se a quantidade de profissionais é suficiente para atender a demanda do município.