Vereadores saem em defesa dos pequenos comerciantes

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/05/2020 14h07
Câmara pede ao Executivo revisão de multas aplicadas durante a pandemia e ajuda para os setores mais atingidos

A questão dos pequenos comércios de Foz do Iguaçu também foi assunto levantado na sessão desta terça-feira (05/05). O requerimento 143/2020, do presidente da Câmara, vereador Beni Rodrigues (PTB), cobra do Prefeito esclarecimentos sobre os pequenos comércios no município, em especial a revisão de multas e correções sobre acesso ao crédito a juro zero, lançado pelo município. Segundo o requerimento, o pedido é em relação aos pequenos comércios do município, que vem sendo multados por abrirem, enquanto os grandes comércios já estão em atividade, atendendo aos critérios estabelecidos em decretos.

Beni Rodrigues apontou que estão ocorrendo “algumas injustiças em relação aos pequenos comércios. No final de semana havia lugares lotados. Os pequenos comércios já não sabem mais o que fazer porque algumas pessoas estão com crédito negativado e não conseguem fazer empréstimos. Os donos de pequenos comércios têm medo de abrir. Eles estão passando grande dificuldade. Neste requerimento estou pedindo para que o governo analise e se houver multas em cima desses comércios que sejam revistas. Essas pessoas mal estão conseguindo trabalhar”, destacou Beni.

Socorro aos pescadores

O vereador Rudinei de Moura (Patriota) fez um requerimento solicitando do Secretário da Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informações sobre a concessão de benefício aos pescadores do Rio Paraná, em virtude da seca que afeta a região e a dificuldade que esses trabalhadores têm tido para obter seu sustento. Durante a discussão, os vereadores levantaram a necessidade de a Secretaria de Agricultura do município intermediar também soluções para dar auxílio a esses pescadores.

“Esse requerimento vai muito além da colônia de pesca. Não é só a Colônia de pesca, o Jardim Jupira, Porto Meira e Jardim América têm muitas pessoas que vivem da pesca e neste momento estão com dificuldades”, explicou o vereador Rudinei de Moura (Patriota). “Esse requerimento tinha de ser debatido mesmo. Estou indignado. Tem pescador passando necessidade. O Rio Paraná está com essa seca, as pessoas vão viver de quê?”, questionou o vereador Beni Rodrigues (PTB).

Para o vereador Jeferson Brayner (PSD), vice-líder do governo, “é um requerimento de suma importância. A indignação está em todos os Vereadores da Câmara. Todos sabem do carinho que o Prefeito tem com as pessoas menos favorecidas da cidade. A preocupação agora é fazer com que a Associação dos Pescadores tenha também intermediação do município”, afirmou Brayner.

registrado em: ,