Vereadores se reúnem com Secretaria de Meio Ambiente e dialogam sobre ações da pasta

por Diretoria de Comunicação última modificação 12/02/2021 13h04

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, os Vereadores se reuniram com a Secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira, e equipe para dialogar sobre ações da pasta e esclarecer as atividades em andamento no município. A reunião foi aberta pelo Presidente da Casa, Vereador Ney Patrício (PSD), contou com a participação quase todos os parlamentares e também do Vice-Prefeito Delegado Francisco Sampaio.

Dentre os assuntos debatidos, a Secretária abordou a estruturação da pasta, com o concurso de 2017, em que passaram a compor a equipe da secretaria: biólogo, geólogo, engenheiro químico e engenheiro ambiental. Ângela também falou sobre a reformulação do Horto municipal; do Bosque Guarani e a construção do Centro de Educação Ambiental. Além disso, abordou o desenvolvimento de ações de eficiência energética, com tecnologias de energia limpa.

Durante o diálogo, surgiu a ideia, a partir do Presidente do Legislativo, Vereador Ney Patrício (PSD), de que seja criada uma política pública para dar assistência jurídica e contábil às entidades, como associação de catadores, por exemplo. “Precisamos desenvolver alguma forma de criar essa política pública de assessoria a eles, temos de assumir essa responsabilidade”, afirmou.

Na oportunidade, os Vereadores fizeram questionamentos sobre redução do tempo de espera para o pequeno empreendedor; serviço de compostagem; instalação de fiação subterrânea; compensação ambiental; bem como a respeito da necessidade de agilidade nos processos de poda e supressão de árvores. Ao final do diálogo, a Secretária, Ângela Meira, agradeceu a oportunidade de fazer a explanação sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e as que estão em planejamento para execução no município. “O que aconteceu aqui, para mim, é inédito. Estou muito grata por ter tido essa oportunidade. E eu gostaria de pedir, que de alguma forma, esta Casa incentive e valorize os profissionais que trabalham com a limpeza urbana, que são tão importantes e precisam dessa visibilidade e respeito”, finalizou Ângela.