Vereadores sugerem ao Executivo viabilizar parcerias com instituições de ensino particulares para atender a população

por Alanis Cavalheiro última modificação 02/05/2023 11h56
Vereadores sugerem ao Executivo viabilizar parcerias com instituições de ensino particulares para atender a população

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A falta de vagas para crianças nos Cmeis de Foz do Iguaçu, um problema que tem afetado muito munícipes, motivou os vereadores Kalito Stoeckl (PSD) e Jairo Cardoso (União) a sugerirem ao Executivo a contração de iniciativa privada para auxiliar na disponibilização de vagas para a população desassistida no município.

Dessa forma, através de parcerias com instituições particulares, a iniciativa poderia garantir vagas ao maior número de crianças e assegurar um espaço adequado para famílias que não tem condições de deixar seus filhos em outro local durante a jornada de trabalho.

Segundo o parlamentar, Kalito Stoeckl (PSD), a indicação n° 592/2023 sugere um meio “para verificar a viabilidade, e possibilidade legal inclusive, de contratar as creches particulares. Então, dentro dos critérios, utilizando o recurso do Fundeb se for possível, ter certeza que nós desafogaríamos essas filas, daremos atenção necessária às crianças e aos pais, e também faríamos a economia girar, considerando que temos vagas ociosas em creches particulares”.

“Isso é um problema que, desde a época enquanto nós atuamos como conselheiros tutelares, a gente tem defendido, que é o Cmei e a Educação em período integral, até para a questão do direito da criança e também para auxiliar essas famílias, que muitas têm que tirar da própria renda para manter alguém que cuide em um horário em que a família esteja trabalhando”, aponta o parlamentar Jairo Cardoso (União).