Veterinário fala sobre importância da castração animal para conter superpopulação e zoonoses

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/08/2021 12h41

O programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, conversou com o médico veterinário e professor da faculdade UDC, Ricardo Clasta, sobre castração e seus benefícios para conter a superpopulação de animais, bem como efetuar o controle de zoonoses.
"A castração é um ato de amor ao animal e respeito à sua comunidade. O animal não castrado que tem acesso à rua pode acabar se reproduzindo com outro animal e por vezes os filhotes acabam ficando na rua, o que aumenta a probabilidade de doenças para os seres humanos, chamadas de zoonoses”, explicou.

O veterinário também falou da posse responsável. "Quer adotar ou comprar um animal, é preciso saber que animal cresce, dá trabalho e precisa visitar um veterinário regularmente. Tenha condições e estrutura para isso". A respeito de políticas públicas, ele disse que “a Prefeitura de Foz tem feito convênios com instituições para castração de animais. A população de Foz precisa fazer a parte dela, que é deixar seu animal em casa, castrá-lo. Muita gente tem animal e não quer castrar, mas deixa o animal circular na rua, o que acaba gerando grandes problemas”.

registrado em: ,