Projeto que cria sistema municipal de trilhas ecológicas em Foz está tramitando na Câmara

por Diretoria de Comunicação última modificação 09/02/2022 13h47

O turismo de natureza vem ganhando força e espaço em Foz do Iguaçu. Pensando no incentivo ao crescimento do setor, os vereadores Kalito (PSD) e Rogério Quadros (PTB) entraram com o projeto de lei 208/2021, que cria o sistema municipal de trilhas ecológicas Caminhos do Peabiru. A proposta começou a tramitar e está sob análise das comissões técnicas da Casa.

Dentre os objetivos estão: promover convívio com a natureza; criação de instrumento de educação ambiental e conservação da biodiversidade; reconhecer e proteger áreas de interesse natural, histórico e cultural; geração de emprego e renda; promoção da saúde e qualidade de vida; incentivar proprietários rurais a promover turismo rural.

“Temos o objetivo ecológico, em que a pessoa passa ter a sensação de pertencimento local. Temos a questão turística, que essa nova modalidade de turismo está em uma crescente no mundo inteiro e também há a questão econômica, que a partir da regulamentação das trilhas as pessoas vão poder gerar emprego e renda”, explicou o vereador Kalito (PSD).

O projeto versa que as propostas de adesão de trilhas ao sistema municipal de trilhas ecológicas poderão ser apresentadas por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. Além disso, a matéria também especifica os tipos de trilha, tais como: terrestre, aquática, local, de longo curso.

“A ideia é incentivar o turismo ecológico, por meio de trilhas, a nível local e regional. Esse projeto tem a finalidade de aproveitar a área rural do município. Esses setores que a população pode utilizar como esporte, lazer e principalmente desenvolvendo a identidade com a natureza, respeitando a legislação ambiental”, pontuou o vereador Rogério Quadros (PTB).

A justificativa do projeto destaca que no cenário estadual, o projeto oportuniza a integração das trilhas locais ao projeto da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, que institui a trilha estadual dos Caminhos do Peabiru.