Vereador Galhardo destina verbas impositivas de R$ 1,2 milhão para construção do Restaurante Popular

por Elaine Macena última modificação 22/02/2024 11h35
Nas emendas individuais, vereador priorizou a construção do Restaurante Popular; e nas coletivas contemplou áreas da saúde, esporte e entidades assistenciais

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Na edição desta quinta-feira, 22 de fevereiro, destacamos o comprometimento do vereador Galhardo em destinar 5 emendas impositivas para áreas fundamentais de atenção popular em Foz do Iguaçu. Essas emendas, que totalizam um investimento significativo, estão especificadas no orçamento municipal de 2024 e são de execução obrigatória pela prefeitura ao longo do ano. Cada vereador utilizou o direito de apresentar emendas anuais no valor de até R$1,2 milhão. Nas emendas individuais, Galhardo priorizou a construção do Restaurante Popular; e nas coletivas contemplou investimentos em saúde, esporte e entidades assistenciais.

Restaurante Popular

O destaque entre as emendas de Galhardo é o investimento para a construção do restaurante popular em Foz do Iguaçu. A luta do vereador vem desde o início do mandato, em 2021. Com duas emendas específicas, ele reforçou esse compromisso com a segurança alimentar e o bem-estar da população.

Emenda 009/2023: R$ 565.269,97 destinados à Proteção Social Básica, incluindo aquisição de equipamentos para o Restaurante Popular.

Emenda 008/2023: R$ 645.269,97 para participação na construção do Restaurante Popular e execução do programa de saúde nutricional e segurança alimentar.

Galhardo ressaltou a importância de seguir no compromisso de implantar o serviço de acesso facilitado ao alimento para pessoas que precisam desse auxílio do poder público. "Além de falar sobre a necessidade do restaurante popular, nós temos que dar viabilidade para que isso aconteça. O dinheiro está na conta, o prefeito tem esse recurso enviado pela Câmara de Vereadores desde o primeiro ano de mandato, basta a vontade de fazer," argumentou o vereador.

Na opinião de Galhardo, “os políticos precisam cumprir com aquilo que lançam para população. Nós falamos bastante a respeito da necessidade do restaurante popular e temos então que além de falar e mostrar a necessidade urgente de termos não 1, mas 2, 3 ou 4 restaurantes populares atendendo as quatros grandes regiões da cidade”.

Segundo ele, para dar a viabilidade, “para que isso aconteça, temos as emendas impositivas. Eu me comprometi desde o primeiro ano de mandato e a soma desses valores já daria para construir pelo menos duas unidades. O dinheiro está na conta, o prefeito tem esse recurso reservado pela Câmara de Vereadores, através desse parlamentar, basta a vontade de fazer”.

Coletivas

Além das emendas individuais, Galhardo também participou em conjunto com outros vereadores em três emendas:

Emenda 215/2023: R$95.169,97 para reformas no Teatro Barracão.

Emenda 210/2023: R$180.000,00 para aquisição de materiais esportivos e apoio a equipes esportivas.

Emenda 085/2023: R$80.000,00 para auxílio à Cáritas Diocesana.

OBS: Na emenda 008/2023, o vereador Dr Freitas também participou com o valor de R$ 20.000,00.